13/11/2012

Fuja do calorão: saiba como ter uma casa sempre fresquinha nos dias quentes

Fuja do calorão: saiba como ter uma casa sempre fresquinha nos dias quentes

Fonte: Revista do ZAP

Veja os acabamentos mais indicados para manter um conforto térmico e confira dicas para refrescar a casa

Passar muito calor pode ser desesperador. O “bafo” dos dias de calorão parece infiltrar em nossas entranhas, trazendo a sensação de um completo desânimo. Como não há o que fazer em relação à temperatura do lado de fora, para termos uma casa um pouco mais fresca, algumas medidas podem ser tomadas na hora da construção. As arquitetas Denise Nascimento e Luciana Born, do escritório LeD Arquitetura, orientam sobre os acabamentos mais adequados para um melhor conforto térmico.

Tadeu Vilani

Segundo explica Denise, a cobertura é o local que recebe a maior quantidade de radiação solar. Sendo assim, o melhor é optar por telhas cerâmicas em vez daquelas de fibroaquecimento ou de alumínio. “Além disso, o uso de isolantes térmicos ajuda a manter a casa fresca no verão e quente no inverno”, garante a arquiteta. Para isso, utilize uma manta térmica entre o forro e a laje. Outra opção é usar um isopor na própria composição da laje. “Parte-se do pressuposto que, quanto mais espessa a parede, mais tempo o calor leva para entrar”, diz.

Investir nos chamados tetos verdes também pode ser uma boa alternativa. “Além de serem ótimos isolantes térmicos e acústicos, contribuem na absorção das águas e tornam as cidades menos áridas”, aponta Denise. A arquiteta explica que existem variados tipos. Basicamente, eles consistem em módulos com grelha, isolante, substrato e vegetação (que pode ser grama ou outra variedade). E podem ser utilizados sob lajes planas, telhados cerâmicos ou de fibrocimento.

A escolha do piso também é importante para ter uma temperatura agradável nos ambientes. Para Denise, a preferência é por pisos frios em vez de carpetes.

De olho no sol
Analisar qual a melhor posição da construção no terreno é fundamental, conforme garante Denise. “Deve-se fazer um estudo do posicionamento correto da casa, da melhor posição das janelas e dos ventos da região”, afirma a profissional. É preciso pensar, por exemplo, em uma ventilação cruzada, que aumente o fluxo dos ventos pelos ambientes.

Além disso, para conter o sol rasante que mais esquenta a casa – o da orientação oeste – é possível utilizar elementos como brise-soleil ou quebra-sol. Se possível, opte também por construir os quartos voltados para o leste, para que peguem somente o sol da manhã. Você também pode construí-los para a fachada norte, para que peguem sol durante o dia inteiro, mas de forma muito mais amena.

Dicas
Caso a sua casa já esteja construída, você pode seguir algumas orientações da arquitetas para aliviar o calor:

– Opte por lâmpadas de LED ou fluorescentes no lugar das incandescentes;
– Utilize tecidos claros para cortinas, estofados e tapetes, pois tons escuros absorvem mais calor;
– Nas paredes externas, use cores claras, pois elas refletem a luz solar. Internamente, os tons claros também ajudam a proporcionar uma sensação de “casa fresca”;
– Usar espelhos também é um bom recurso para “aumentar” a luminosidade dos ambientes e, assim, reduzir a utilização de luzes artificiais;
– O cultivo de plantas em casa também pode aliviar a temperatura, já que elas retêm umidade. “A vegetação pode ser usada, ainda, para sombrear aberturas, sem perder a luminosidade”, sugere Denise;
– Fontes e espelhos d’água são outros itens coringas, já que a evaporação da água aumenta a umidade e, consequentemente, contribui para o conforto térmico.

Leia mais:
>> Ar-condicionado é opção para deixar a casa climatizada nos dias de verão
>> Escolha do ventilador depende do motor e do número de pás
>> Veja quais são os acabamentos mais indicados para a casa da praia
>> Saiba quais os tipos de piso mais indicados para a área da piscina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.