13/01/2014

Fuja dos truques de apartamentos decorados na planta

Arquitetas orientam como evitar cair nas armadilhas ao visitar imóvel em exposição

Fonte: ZAP Imóveis
Fuja dos truques de apartamentos decorados na planta
Apartamentos decorados são feitos com a intenção de encher os olhos dos consumidores (Fotos: Thinksctock)

Os apartamentos decorados são feitos com a intenção de encher os olhos dos consumidores. Para a arquiteta Adriana Victorelli, alguns truques já são velhos conhecidos, como o intenso uso de espelhos para ampliar o tamanho dos cômodos.

Segundo ela, vale a pena prestar atenção em outros truques que podem iludir o possível comprador. “Nenhum apartamento decorado tem as portas instaladas, elas ocupam espaço, em média, de 40cm² cada uma e podem comprometer a circulação em alguns casos. Os responsáveis pelos imóveis decorados muitas vezes se aproveitam da falta das portas para colocar armários mais profundos do que caberiam na realidade”, explica.

Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique aqui e cadastre-se

Além disso, Adriana recomenda que o comprador se informe sobre o lado da abertura das portas, pois há casos em que as portas de banheiro e quarto acabam sendo barreiras na fluidez da circulação.

Mais um ponto a prestar atenção, na opinião da arquiteta, é a inclusão do hall como parte integrante do apartamento e o aproveitamento da varanda como living ampliado, pois essas soluções, muitas vezes, não são permitidas pelo condomínio no futuro.

Outra dica de Adriana para quem está comprando o novo apartamento é ter atenção para o método construtivo do edifício. “Prédios com alvenaria estrutural não podem passar por nenhuma demolição ou sequer recortes na parede para passagem ou mudança elétrica. Isso, na hora de personalizar o imóvel, é um problema”, alerta.

A arquiteta Laurimar Coelho ressalta que, sem dúvida alguma, a principal armadilha está nas dimensões dos ambientes, que quase sempre não correspondem à realidade. “Ao adquirir o apartamento, a pessoa percebe o quanto seu banheiro é apertado e como a posição de uma determinada porta impede a colocação daquele armário tão bonito que havia no decorado, que não tinha portas”, adverte.

Para a arquiteta Beatriz Dutra, a primeira coisa que o comprador deve fazer é se certificar de que os acabamentos e a planta do imóvel decorado são compatíveis com o imóvel que será entregue. “Normalmente, nos apartamentos decorados os acabamentos são de uma qualidade superior aos que são entregues pela construtora. As plantas também são modificadas e os ambientes parecem maiores, já que são retiradas algumas paredes, ampliando as áreas da sala e do quarto, por exemplo”, orienta.

Segundo Beatriz, o comprador deve observar também a dimensão dos móveis utilizados no apartamento decorado, principalmente para saber se as peças têm as medidas e o tamanho padrão do que existe no mercado. “Muitas vezes há camas, mesas e sofás menores tanto no comprimento como na largura, dando a impressão de que os imóveis são maiores”, explica.

Fuja dos truques de apartamentos decorados na planta
Comprador deve observar a dimensão dos móveis utilizados no apartamento decorado

As arquitetas Ana Rozenblit e Sabrina Salles concordam com Beatriz e acrescentam que é preciso estar atento também à profundidade dos armários.

16 Comentários

  1. Deveria ser obrigatorio que as construtoras coloquem ,junto ao apto decorado ,um outro apto com as carateristcas exatas ao que vai ser entregue ao comprador.

  2. PARA MIM O MAIS IMPORTANTE FOI QUE A CONSTRUTORA NOS DEU A OPORTUNIDADE DE TROCAR ALGUNS ITENS, TORNEIRAS, GRANITOSM, COLOCAÇÃO DE PISOS FRIOS OU LAMINADOS, AQUECEDOR, EXAUST0R ALÉM DE TER DEIXADO QUE ACESSARMOS O IMÓVEL MESMO ANTES DO ALVARÁ PARA CONFERIR A MEDIDAS DA UNIDADE.

  3. Informações preciosas para quem está querendo adquirir um imóvel, e não levar gato por lebre.

  4. É necessário que o designer esclareça ao cliente as mudanças de pontos de tomadas ,internet e outros pontos na hora de elaborar o projeto.

  5. Concordo que deveria haver uma lei que obrigasse as construtoras a expor junto ao apto decorado outro com as mesmas caracteristicas, porém limpo de decoração, pra dar a ideia exata do que o comprador vai receber.

  6. Olá, Boa noite.Muito importante o alerta, pois se tivesse lido algo assim antes não teria entrado na fria em que entrei.Obrigado.Rita

  7. Gostei muito das dicas, pela primeira vez estou comprando um ap na planta, sempre tive receio, por esses problemas e outros.

  8. No decorado do meu apto havia um espelho ao lado da porta de entrada com um bar, na entrega, bem no meio dessa parede havia o interfone o que inviabilizava o espelho. Mas no manual havia referencia que pontos de luz, agua etc estavam de acordo com o decorado, feita a reclamação, tiveram que mudar o interfone de lugar e o espelho ficou muito bom!

  9. Seria interessante um apartamento decorado claro, com as medidas reais e exatas, com os acabamentos, louças metais e portas que serão utilizados na realidade. Assim, o trabalho dos corretores seria mais tranquilo, a Construtora ganharia mais credibilidade e os clientes compradores estariam livres de frustrações na hora de receber o imóvel dos seus sonhos.

  10. ALÉM DE TUDO ISSO, AINDA TEM OUTRO FATOR: NÃO EXISTEM PAREDES EXTERNAS, E SIM VÃOS LIVRES TOTAIS.QUANDO SE DEPARA COM A REALIDADE, HÁ UMA PAREDE FECHANDO O AMBIENTE, QUE FICA MENOR, E APENAS UMA JANELINHA DE NO MÁXIMO 1M2. E QUASE SEMPRE NUMA POSIÇÃO QUE PODE DIFICULTAR A COLOCAÇÃO DE UM MÓVEL, PRINCIPALMENTE ARMÁRIOS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.