29/08/2016

Galeria de quadros imprime personalidade ao ambiente

São muitas as opções de tamanhos, imagens e formas. Saiba como acertar nas escolhas e deixar a parede linda e com a cara do dono

Fonte: ZAP em Casa

Sabe aquela parede em branco e sem graça em algum ambiente da sua casa? Com criatividade, ela pode se tornar um espaço atrativo e de bastante personalidade, já que ela pode dar lugar para uma galeria de quadros decorativos ou até mesmo de fotos.

+ Faça seu cadastro no ZAP em Casa e fique por dentro das últimas de decoração

+ O ZAP em Casa quer a sua opinião: clique aqui e conte o que você quer ver por aqui

Não importa o tamanho do espaço disponível, é sempre possível escolher imagens e molduras que se encaixem perfeitamente ali e deixem o ambiente com a cara do dono. Para isso, basta eleger os quadros que reflitam o estilo de vida e das preferências do proprietário do imóvel. Porém, é preciso muito cuidado para acertar na escolha e deixar a galeria linda.

galeria_de_quadros
Uma dica para não se arrepender quanto ao tamanho e a disposição de cada um deles é simular como ficará a parede com a galeria de quadros (Foto: Shutterstock)

O melhor de uma galeria com quadros é que ela é bastante versátil porque pode ser montada de várias maneiras, a depender do espaço e do gosto. “Existem jeitos infinitos de expor quadros e deixar o ambiente mais interessante, sofisticado e até mesmo mais aconchegante. E o melhor é que uma galeria traz personalidade para qualquer ambiente e pode ser o destaque de qualquer cômodo, seja na cozinha, na sala, no banheiro, no escritório ou no corredor. O importante é usar a criatividade”, afirma a arquiteta Julyana Alecrim.

O primeiro passo é decidir quais imagens vai usar para fazer uma parede de galeria única. “O ideal é eleger peças que você goste e que façam sentido para a pessoa, que complementem o ambiente, mas que também imprimam a personalidade do dono. E é interessante escolher quadros com imagens que conversem entre eles para que haja uma lógica na composição”, alerta a arquiteta do escritório Alecrim Arquitetura.

galeria_de_quadros_feminina
O melhor de uma galeria com quadros é que ela é bastante versátil porque pode ser montada de várias maneiras, a depender do espaço e do gosto (Foto: Shutterstock)

Neste quesito, são muitas as opções, já que podem ser eleitos quadros, ilustrações, frases, imagens e uma infinidade de possibilidades. Para Julyana Alecrim, é fundamental fazer misturas e testar até chegar ao resultado que mais agrade. “Se a pessoa prefere algo mais harmônico, pode escolher um elemento que una ou torne todos os quadros em um estilo entre eles. Eles podem ser preto e branco, ter a mesma moldura, ser apenas fotos ou pode escolher uma cor que predomine. Mas se o espaço apresenta uma paleta de cores mais limpa, é possível usar imagens mais ousadas, resultando em uma galeria com mais destaque”, diz.

Hoje em dia, existem muitas lojas especializadas em quadros, posterês e molduras. Mas também é possível pesquisar na internet e conseguir fazer o download da imagem desejada, imprimir no tamanho desejado e depois mandar colocar a moldura que mais agrade. Esta última opção pode até dar mais trabalho, mas pode ter o resultado perfeito e também vai custar muito menos no bolso.

galeria_de_quadros_quarto
Podem ser eleitos quadros, ilustrações, frases, imagens e uma infinidade de possibilidades (Foto: Shutterstock)

Depois é preciso pensar no tamanho de cada quadro. Eles não precisam ter a mesma medida e pode fazer uma composição na parede. Outra questão é que eles não precisam estar alinhados, é possível brincar com as imagens na parede. “Não precisa ter o layout perfeito, já que é possível desalinhar e brincar com a ordem. Porém, não esqueça que os quadros devem ser proporcionais à parede em que ficarão localizados. Para paredes muito grandes, um pequeno pode não ficar bom, mas uma sequência de quadros do mesmo tamanho pode criar um efeito agradável e com harmonia. O contrário também vale, já que um quadro muito grande para uma parede pequena pode ficar esteticamente estranho”, explica Julyana.

Uma dica para não se arrepender quanto ao tamanho e a disposição de cada um deles é simular como ficará a parede com a galeria de quadros. “Meça o espaço da parede, faça moldes de papel e teste o posicionamento das peças até chegar a algo que agrade. Você pode fazer o mapeamento no chão mesmo. Fazendo este teste, a pessoa não vai errar para colocar os quadros na parede”, aconselha a arquiteta. Ela ainda explica que a peça maior deve ser colocada primeiro e deve ficar posicionada no centro. “Se a pessoa optou por quadrinhos de tamanhos iguais, alinhe-os ou misture as formas”, acrescenta.

quadros
Mesmo que seja uma galeria descentralizada, é preciso ter uma peça central para tomar como base (Foto: Shutterstock)

Na hora de pendurar os quadros na parede, alguns cuidados também são necessários. “Para bater o prego, não esqueça de considerar que o gancho que fica atrás do quadro está sempre mais para baixo. Então, na hora de martelar, não coloque o prego no topo do molde e, sim, um pouco mais abaixo para garantir que os quadros fiquem certos”, afirma Julyana.

Outra questão importante diz respeito à altura. Mesmo que seja uma galeria descentralizada, é preciso ter uma peça central para tomar como base. “Esta peça deve estar ao nível dos olhos ou cerca de 150 centímetros do chão. Se ela estiver em cima de um sofá, o início da moldura deve ficar entre 20 a 25 centímetros acima do encosto da cabeça para não atrapalhar quem está sentado. Já se estiver acima de uma cama, ela deve estar a 60 centímetros do chão se ela não possuir cabeceira. Se tiver, a peça deve estar a 20 centímetros de altura a partir do final da cabeceira”, completa a arquiteta.

quadros_decorativos
Eles não precisam ter a mesma medida e pode fazer uma composição na parede (Foto: Shutterstock)

+ Saiba como pendurar quadros e não errar

+ Quadros decorativos dão vida aos ambientes! Saiba como escolher o ideal

+ Veja sugestões de como usar quadros e fotos para decorar a casa

+ Faça você mesmo uma composição de quadros na parede. Veja o vídeo

+ Saiba qual é a maneira correta de expor quadros e obras de arte em casa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.