12/08/2007

Garagem como área de lazer

Fonte: O Globo

Arquiteta e publicitário bolam projeto, arrojado, para espaço que tem dupla função

Gustavo StephanZap o especialista em imóveisA bancada, em forma de pista de autorama, serve como prancheta para laptop, mesa de bar e banco para visitas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mais que um lugar para guardar o carro, uma área de lazer, onde o homem pode cuidar de seu automóvel e receber os amigos. Foi nesse ambiente que se transformou a garagem de 64 metros quadrados da mostra Casa Design, inaugurada sexta-feira em Niterói. O projeto, da arquiteta Anna Beatriz Fadul, foi feito em parceria com o publicitário Marcos Calvi, um apaixonado por carros, motos e aeromodelos, que fez as vezes de cliente.

O design arrojado e as cores fortes pontuam o ambiente. Como se fosse uma pista de autorama, uma bancada de madeira laqueada de amarelo faz uma rampa. Assim, ela tem três alturas que se destinam a diferentes usos: como mesa para laptop, bancada de bar e um grande banco para as visitas se sentarem.

Um detalhe interessante está no fato de a bancada ter sido projetada em balanço, ou seja, sem pés — o que ajuda a sustentar a estrutura é, numa ponta, três barras de metal (que são, na realidade, vergalhões de obra) e, na outra extremidade, um pilar que já existia na casa e que foi revestido com material metálico de porta de garagem.

— É um espaço em que o morador pode, ao mesmo tempo em que faz a manutenção de seu automóvel, consultar seus e-mails e tomar uma bebida com os amigos — explica Anna Beatriz, que também colocou na “Garagem-estar” uma mesa de totó antiga.

Na parede principal, um painel mistura fotografia e grafite com imagens que remetem ao universo masculino — carros, motos, parafuso, bola e partes do corpo de uma mulher. O grafite também decora o teto, onde placas coloridas se alternam com luminárias feitas com material reaproveitado, como engrenagens de trator.

— Também temos, decorando o ambiente, bonequinhos feitos a partir de sucata de carro, que têm tudo a ver com o espaço — detalha a arquiteta.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.