23/03/2011

Garagem de Paris é transformada em moradia refinada

Fonte: O Globo

Paris – Você tem uma garagem que acabou virando depósito de entulhos? Que tal tirar essa bagunça da sua vida e transformar o espaço numa nova casa? Foi o que o escritório francês Fabre | de Marien fez com um ambiente de 41 metros quadrados localizado em Paris. O projeto é parte do tema que vem sendo trabalhado pelos arquitetos há cinco anos sobre formas de “construir a cidade sobre a cidade”. Ou seja, de transformar galpões, armazéns e espaços comerciais em moradias.

O imóvel, que fica espremido entre um edifício e um terreno baldio, foi transformado em uma habitação de um quarto com acabamento refinado. Para começar, o portão de chapa de ferro da entrada foi substituído por um painel rústico de madeira clara usada em cavalariças. Um corredor com paredes e teto de vidro dá acesso ao interior da casa.

“Este pátio, projetado dentro do edifício, permite a entrada de iluminação natural e a ventilação adequada para o local, que ganhou nova atribuição. É também a extensão da sala principal que tem acesso a esta área livre, por meio de molduras de vidro deslizantes”, descrevem os arquitetos.

O piso de concreto foi substituído por tábuas corridas. Para aproveitar melhor o espaço, a maior parte dos elementos vitais para uma habitação foi concentrada no fundo da casa – mais exatamente, num grande cubo de madeira envernizado. Dentro dele, estão o banheiro e a lavanderia e, no seu exterior, um sofá-cama (que compõe uma sala de TV) e um pequeno home-office. Num mezanino, fica o quarto de dormir, iluminado por um janelão de vidro no teto.

Na parte frontal da casa se encontra a sala de jantar e uma bancada com pia. As peças de decoração feitas em marcenaria completam o visual moderno do imóvel. A luminária de aço inox, a TV de plasma embutida na parede e a mesa de centro com tampo de vidro e base de metal contribuem para este cenário.

Depois de ver toda essa transformação, fica difícil imaginar que ali já foi uma garagem. E você, deu nova função a sua garagem? Clique aqui, conte a sua história e mande fotos.

LEIA MAIS:

Barulho é hoje grande problema nos condomínios

Conheça os cinco problemas que mais atormenta os condôminos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.