Gastos com reformas e ampliações de imóveis também devem ser informados na declaração do Imposto de Renda, pois aumentam o valor do bem, como explica o contador e advogado Giovani Dagostim, da Dagostim Contadores Associados. É importante informar esses gastos para não correr o risco de pagar IR a mais quando o imóvel for vendido.
“Os valores decorrentes de gastos com construção, reforma, ampliação, como também de obras que aumentem a vida útil do bem, tais como pintura, reparos em azulejos, encanamentos etc, podem integrar o valor de custo do imóvel”, afirma Dagostim.
A informação de tais gastos, aumentando o valor de aquisição do imóvel, tende a trazer benefícios quando esse imóvel for vendido. O custo de aquisição do bem será maior e, por consequência, menor será o lucro da operação que será posta à tributação.
Comprovação dos gastos
Tudo o que foi gasto com a reforma ou ampliação de um imóvel deve ser comprovado por meio de documentos idôneos, tais como notas fiscais, contrato de prestação de serviço, recibos devidamente assinados com a perfeita identificação da fonte pagadora, do beneficiário e a que se refere o pagamento.
De acordo com Dagostim, os documentos devem ficar arquivados pelo prazo de cinco anos a contar do primeiro dia do ano seguinte (na prática, são seis anos de arquivo).
>> Como fazer a declaração do imóvel no Imposto de Renda 2015
>> Saiba como declarar financiamento de imóveis no Imposto de Renda