07/10/2013

Gilberto Gil é homenageado com sala de jantar na Casa Cor Bahia 2013

Gilberto Gil é homenageado com sala de jantar na Casa Cor Bahia 2013

Fonte: Revista do ZAP

Espaço dedicado ao cantor e compositor baiano é repleto de iniciativas ecologicamente corretas

Grande homenageado na Casa Cor Bahia 2013, Gilberto Gil foi lembrado em uma sala de jantar de 52m² inspirada na canção “Toda Menina Baiana”, de autoria do cantor e compositor baiano. O espaço, desenvolvido pelas designers Ana Cláudia e Ana Paula Nonato, da Dois A Arquitetura e Interiores, conta com uma parede verde, com muitas orquídeas e samambaias, que faz referência ao apego de Gil pelo meio ambiente.

Veja apartamentos à venda em Salvador

gilberto gil-casa cor bahia 2013

 

Para que o projeto tivesse toda a sintonia com o homenageado, as irmãs Nonato realizaram a gravação de um vídeo com o próprio Gilberto Gil, durante o lançamento da exposição GIL70, que está aberta ao público de Salvador até o dia 27 de outubro, no Palacete das Artes Rodin, com entrada gratuita. Além de ser usado como referência para o desenvolvimento do ambiente, o vídeo também terá trechos compartilhados nas redes sociais e será exibido na íntegra durante a realização da Casa Cor Bahia, no ambiente da Dois A.

gilberto gil-casa cor bahia 2013

 

Os jardins verticais auxiliam na regulação térmica do espaço, diminuindo o consumo de energia elétrica com aparelhos de ar-condicionado. “A parede verde marca a sintonia de Gilberto Gil com a natureza e o prazer que ele nos revelou em aproveitar ao máximo a oportunidade de ficar em casa”, explica Ana Cláudia.

gilberto gil-casa cor bahia 2013

 

Garrafas de vinho em espesso vidro verde escuro foram cortadas, lapidadas e reutilizadas como nichos para charmosos cactos da família das suculentas, que compõem miniterrários dispostos pelo ambiente. De baixa manutenção, as suculentas são plantas ideais para ambientes internos, pois requerem pouca água e não podem ser expostas diretamente ao sol intenso, preferindo luz indireta.

gilberto gil-casa cor bahia 2013

 

A regionalidade que Gilberto Gil traz nas suas canções, como no caso de “Toda Menina Baiana”, é refletida no ambiente através dos objetos de ornamentação e das obras de grandes artistas plásticos baianos. Entre eles estão vasos de barro feitos e pintados à mão no Instituto Mauá, uma escultura de orixá de Goca Moreno, além de quadros de Caribé e obras de arte do renomado Mário Cravo. O ambiente ainda tem um quadro com o rosto de Gil pintado por Bárbara Tércia e um painel, com uma grande foto do artista, feito pelo fotógrafo Yuji Sogawa e idealizado por Ana Paula Nonato.

gilberto gil-casa cor bahia 2013

 

O linho branco é predominante, sinalizando conforto e rememorando o interior da Bahia, em harmonia com tons de madeira do mobiliário e com o piso cerâmico, escolhido para dar um ar refrescante ao ambiente.  “Procuramos desenvolver um trabalho que conseguisse traduzir a versatilidade que Gilberto Gil tem enquanto artista, aliando ao nosso estilo de trabalho”, destaca Ana Paula.

gilberto gil-casa cor bahia 2013

 

Leia mais:
>> William Bonner e Fátima Bernardes inspiram suíte da Casa Cor SP 2013
>> Cantor Michel Teló é homenageado com suíte na Casa Cor 2012 em São Paulo

Tags: arquitetura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.