05/10/2011

Guarulhos: líder em novos

Fonte: Jornal da Tarde

Cidade da Grande São Paulo tem maior número de lançamentos de imóveis em 12 meses

Guarulhos é a cidade campeã de lançamentos de imóveis residenciais na Região Metropolitana de São Paulo, de acordo com dados referentes aos últimos 12 meses. O segundo maior município do Estado em número de habitantes – 1,221 milhão de pessoas – teve 25 lançamentos, que somaram 7.290 unidades nesse período.

Guarulhos: líder em novos
Lançamentos de imóveis residênciais na Região Metropolitana de São Paulo (Foto: Divulgação)

O levantamento, feito pela Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio (Embraesp), compara as cidades que cercam São Paulo e não inclui a capital. A segunda colocada, São Bernardo do Campo, no ABC, teve 23 novos empreendimentos, que totalizam 3.024 unidades.

“São casas e apartamentos de todos os tamanhos em Guarulhos, mas a maioria dos lançamentos é de 2 e 3 dormitórios, um perfil que atende diretamente ao desejo da classe média”, diz Samantha Furlan, responsável por pesquisa e análise de mercado na Embraesp.

Isso significa que os preços médios do metro quadrado no município estão abaixo dos da capital. “A cidade é, há três anos consecutivos, a líder em lançamentos na Região Metropolitana com a vantagem de ter imóveis a preços menores que na capital, mas com qualidade semelhante, o que atrai consumidores e estimula investimentos de construtoras”, diz Samantha. “A previsão é que Guarulhos feche 2011 novamente como líder em lançamentos.”

Segundo Francisco Pereira Afonso, diretor tesoureiro do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo (Creci-SP) e sócio-diretor da imobiliária Sylmar Imóveis de Guarulhos, o preço dos imóveis é, em média, 30% menor que na capital. “Isso ocorre porque ainda há uma boa oferta de terrenos e menos restrições de construção.”

Na opinião de Afonso, a oferta maior de crédito imobiliário dos últimos anos trouxe investimentos ao município. “Os compradores de imóveis em Guarulhos podem ser divididos entre moradores da própria cidade e pessoas que vivem nas regiões leste e norte de São Paulo, que fazem divisa com nosso município.”

LEIA MAIS:

Lançamentos para cozinha esbanjam cor e criatividade

Assista no ZAP imóveis como realizar a vistoria do imóvel novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.