11/11/2007

Harmonia entre os andares

Fonte: O Globo

Cuidados a tomar na distribuição de espaços em projetos de dúplex e tríplex

Harmonia é a palavra de ordem nos projetos de decoração de apartamentos dos tipos dúplex e tríplex. Para facilitar a vida dos moradores, neste tipo de imóvel é preciso ter cuidado redobrado na distribuição dos espaços, dizem arquitetos de interiores. Não é que materiais, revestimentos e cores devam ser os mesmos nos diferentes pavimentos — até porque, há risco, nesse caso, de a casa ficar entediante. Mas há que se seguir um estilo.

André TeixeiraZap o especialista em imóveisNo duplex, sala de estar integrada à área externa (e também ao home-theater): unidade na decoração

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma recomendação dos profissionais é que a parte social fique concentrada no mesmo andar da área externa, caso o imóvel tenha uma. Se possível, a cozinha também deve ficar nesse pavimento — fica mais prático servir os convidados de um jantar ou festa. Suítes e salas íntimas podem ficar num outro pavimento.

Cada andar com um tipo de uso diferente

Foi o que fizeram Beto Figueiredo e Luiz Eduardo Almeida, da Ouriço Arquitetura, num projeto no Alto Leblon. Beto conta que, no primeiro andar, ficava o terraço, que era bem grande. Mas, como era pouco usado, o morador decidiu acabar com a piscina que existia e transformar parte dessa área num home-theater.

André TeixeiraZap o especialista em imóveisNo piso superior, varanda foi fechada e o quarto do casal aumentou

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

— Com vãos de portas e janelas bem largos, a sala de estar, o home-theater e a área externa, fechada com vidro, ficaram completamente integrados. E, por isso, optamos por adotar uma unidade na decoração: piso, paredes e estofados são brancos e há cores nos tapetes e em alguns detalhes — explica Beto.

A parte íntima foi agrupada no segundo andar, onde também houve uma redistribuição de espaços:

Divulgação Zap o especialista em imóveisNo piso do meio, a sala íntima

 

 

 

 

 

 

 

 

 

— Demos fim à varanda e deslocamos o banheiro da suíte para que o ambiente do casal fosse bem espaçoso — conta o arquiteto.

No projeto da dupla de arquitetos Ana Lila Denton e Juarez Farias para um tríplex em Ipanema, a divisão estabelecida foi um andar para toda a família, outro só para o casal e ainda um terceiro para receber visitantes. O térreo foi dividido em quatro quartos — para cada uma das crianças — além de um family room, onde a família assiste TV e faz as refeições.

Divulgação Zap o especialista em imóveisQuarto do casal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No segundo piso, os arquitetos criaram um loft para o casal, com quarto, um espaçoso closet, uma sala de estar com home-theater e dois banheiros interligados, com um pequeno jardim entre eles. E, no terceiro, ficam área externa, com piscina, sauna, salas de estar e jantar, lavabo e uma cozinha gourmet.

DivulgaçãoZap o especialista em imóveisNo andar superior, em que fica a parte social da casa a pequena cozinha gourmet integrada à sala de estar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

— Criamos uma pequena cozinha integrada ao living com adega de vinhos, máquina de gelo e um elevador monta-carga, que permite que as refeições sejam transportadas da cozinha principal com facilidade — explica Ana Lila.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.