15/01/2016

Home office deve ter perfil do cliente

Segundo profissionais, o ambiente deve seguir a personalidade do morador

Fonte: ZAP em Casa

O home office tem de ter o perfil do cliente. Essa é a opinião da arquiteta Rosana Pintor. “Geralmente o ambiente é integrado com alguma outra parte da casa importante para o proprietário”, explica. “O ideal é fazer um local mais descontraído do que o ambiente corporativo para que a pessoa trabalhe e se sinta em casa. Ao mesmo tempo, o escritório deve ter um porta que possa ser fechada quando a pessoa precisa de mais privacidade ou silêncio para trabalhar”, diz ela, autora do projeto abaixo.

Projeto da arquiteta Rosana Pintor (Foto: Divulgação)
Projeto da arquiteta Rosana Pintor (Foto: Divulgação)

“Este ambiente é para um casal de engenheiros que trabalha grande parte do dia em casa. É funcional para agilizar a atividade deles e tem um espaço que possibilitou a colocação de um sofá-cama para que o cômodo seja usado como quarto de hóspedes”, explica Rosana.

Outra característica importante para um escritório em casa é a iluminação. “A luz que entra nesse espaço deve conferir aconchego para o ambiente, por isso é muito comum usarmos iluminação indireta e com um ponto focado sobre a mesa”, explica a arquiteta Valéria Goldenberg Bartholi. “A ventilação é importante também para deixar o ambiente mais saudável, principalmente se a pessoa precisa passar várias horas no local.”

Cris Negreira, arquiteta do Estudio On, ressalta para garantir o conforto no uso do escritório, a decoração do espaço deve estar integrada aos demais ambientes da casa. “O home office não deve destoar tanto do restante da casa nem pela falta de estilo nem pela bagunça. E deve garantir um pouco de privacidade para quem usa, pois normalmente é um espaço para guardar documentos e projetos”, completa ela.

É preciso, ainda escolher bons móveis para garantir o conforto do trabalhador. “Mesas e cadeiras devem ter tamanho e proporção adequadas e serem reguláveis às necessidades de quem usa”, explica Paula Mattar, arquiteta. “Se houver dúvidas, vale consultar lojas especializadas para escolher os móveis adequados ao local.” Segundo a arquiteta, o ambiente informal de casa não exime o usuário de organização. “Para que o trabalho flua bem, é importante manter documentos e todo tipo de papéis bem organizados, mas isso não significa tornar o ambiente sisudo. É até recomendável colocar fotos da família e de viagens e flores e plantas para alegrar o ambiente.”

LEIA MAIS:

Corredores ganham novas funções na casa

Dicas para arrumar quadros pelos ambientes

Confira os cuidados para manter os tapetes com cara de novos

1 Comentário

  1. Aliás, todos mas todos os ambientes devem ter o perfil do cliente. Pois este é seu lar. Não sei por que muitos profissionais tentam impor suas características nos ambientes!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.