18/01/2016

Home office: dicas para aproveitamento de espaço e economia na decoração

Home office: dicas para aproveitamento de espaço e economia na decoração

Fonte: Revista do ZAP

Além de simples e práticas, algumas soluções levam charme aos ambientes sem aumentar os custos. Confira!

Esta semana, gostaria de compartilhar com vocês ideias simples e baratas para deixar o home office bonito e funcional. Vamos começar com dicas para diminuir os custos?

Assim que vi este projeto “low cost” (foto de abertura e abaixo) em Bangkok, me apaixonei. Afinal, é uma ideia realmente simples e muito lindinha: caixotes de madeira – desses rústicos, achados em feiras – utilizados como nichos para elementos decorativos e livros. O charme fica por conta da pintura colorida dentro deles. Neste caso, foram aplicadas cores diversas, mas sugiro pintá-los em degradês de uma mesma tonalidade. Já pensaram que amor? Uma ótima ideia para decoração, com funcionalidade clara e custo relativamente baixo.

estantes-low cost

Foto: TYIN tegnestue

Ainda nessa linha de menor custo, compartilho com vocês um projeto bem diferente, no qual estive envolvida no final do ano passado. O escritório da Surfari compilou uma série de soluções “faça você mesmo”, e destaco o mobiliário feito em OSB (falando nisso, já viu minha coluna da semana passada, que fala justamente sobre essa opção econômica para os móveis?).

 Veja opções de buffets para casa

Os painéis, afastados 20 centímetros da parede, formam armários, com acessos pelas laterais e sem custos com estrutura ou dobradiças. Como opção de revestimento, uma das paredes foi pintada de tinta preta com acabamento para quadro negro – assim, fizemos um grande mural sem precisar investir em lousa ou vidro.

surfari

Foto: Andrya Kohlmann

Outra dica ótima para quem busca organização sem investimento é utilizar tags em tudo. Isso mesmo: o simples posicionamento de adesivos divide e organiza o espaço disponível para armazenamento.

estante-tags

Foto: Andrya Kohlmann

Quer ver detalhes do projeto da Surfari? Aqui tem um vídeo bem bacana:

Surfari Headquarters from Surfari on Vimeo.

 

Como ocupar melhor o espaço disponível?
Soluções que tirem o maior partido possível dos espaços existentes valem ouro, já que cada vez mais os ambientes estão menores e é preciso aproveitar cada cantinho disponível, não é mesmo? Por isso, hoje tenho duas dicas que podem ser aplicadas não só em escritórios, mas em qualquer cômodo da sua casa.

A primeira são aparadores, mas não os tradicionais e mais conhecidos. Indico aqueles móveis posicionados logo abaixo dos peitoris das janelas, ótimos para armazenamento de objetos. Com pouca profundidade, suspensos ou não do chão – dependendo da altura total do peitoril – as peças são verdadeiras curingas.

A dica é utilizar acabamentos neutros, de preferência da cor da parede, como este proposto pelo escritório Resolution 4 Architecture. Sua funcionalidade varia de acordo com o posicionamento na casa: em um quarto, por exemplo, faz as vezes de cômoda. Já na sala, próximo à área de jantar, funciona como buffet e área de apoio para bebidas. Já no escritório, serve muito bem para armazenar documentos ou, até mesmo, como biblioteca.

aparador

aparador

Fotos: Resolution 4 Architecture

A segunda dica é abusar das miniprateleiras –já falamos sobre elas aqui no Pense Imóveis em uma matéria com dicas para salas pequenas. Em escritórios, elas também funcionam muito bem. São ótimas para espaços reduzidos, onde prateleiras com profundidades tradicionais (entre 25 e 30 centímetros) não caberiam. Dessa forma, é possível ter elementos decorativos ou até mesmo livros e revistas (posicionadas de pé, é claro) em seu escritório. Para exemplificar, um lindo modelo apresentado pelo blog Weekday Carnival. Nesta imagem, além das miniprateleiras, temos ganchos em madeira, completando a composição.

miniprateleiras

 

Foto: Weekday Carnival

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.