14/10/2011

Horário de verão: aproveite o sol para organizar a casa e relaxar

Horário de verão: aproveite o sol para organizar a casa e relaxar

Fonte: Revista do ZAP

Com a mudança, a luminosidade natural pode ser melhor aproveitada e prolonga o tempo útil do dia para ficar no aconchego do lar

Não perca a hora! Começa à 0h deste domingo (16 de outubro) o horário de verão, e os relógios devem ser adiantados em uma hora. O novo horário valerá para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A mudança de horário ocorre sempre no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro.

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No ano passado (2010), o horário diferenciado resultou na redução de 4,4% da demanda de energia no horário de pico entre o fim da tarde e o início da noite, quando o consumo é mais alto nas regiões onde o sistema foi adotado, de acordo com o Ministério de Minas e Energia. Ou seja, é mais um apoio para quem já sabia economizar na conta de luz.

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O horário de verão é adotado sempre nesta época do ano por causa do aumento na demanda por energia, motivado pelo calor e pelo crescimento da produção industrial às vésperas do Natal. No verão, os dias são mais longos por causa da posição da Terra em relação ao Sol e a luminosidade natural pode ser melhor aproveitada adiantando a rotina das cidades em uma hora.

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Essa uma hora a mais de sol prolonga o tempo útil do dia e pode ser aproveitada para organizar ambientes e questões da casa. Depois do trabalho, que tal aproveitar para arrumar o jardim? Com as ferramentas corretas para o cultivo de plantas, a área externa da casa ganha mais vida para o verão. Fazer uma horta em vasos e cultivar alimentos orgânicos, além de ser uma forma de aproveitar a luminosidade natural, ajuda na saúde da família no preparo para o verão.

Se a casa está em reforma, com o horário de verão a obra pode começar uma hora depois e seguir até mais tarde. Afinal, não se pode reclamar da falta de luminosidade. Histórias reais provam que um bom planejamento é o melhor caminho para uma reforma.

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Simples mudanças na decoração de casa podem impactar no seu humor do dia-a-dia. Veja dicas para mudar os ambientes no fim de semana e prepare-se para o fim do ano.

Efeitos na saúde
Para algumas pessoas a mudança traz quadros de mal-estar, dificuldade para dormir, sonolência diurna, alterações de humor e até mesmo de hábitos alimentares. Para outros, significa apenas um dia aparentemente mais longo. Essas diferentes reações são decorrentes da mudança do relógio biológico e de alterações hormonais. É o que explica Selmo Minucelli, hematologista do Frischmann Aisengart.

O médico afirma que, em condições normais, os diversos ritmos do nosso organismo, como o ciclo vigília-sono e o ritmo de temperatura, estão sincronizados. É o chamado relógio biológico ou relógio interior. Por isso, quando há uma mudança brusca de horário, o organismo tende a se reajustar. Como cada ritmo tem uma velocidade própria de equalização, a relação de fase entre eles é alterada com a mudança do horário. É a chamada desordem temporal interna, que pode ocasionar sintomas que podem perdurar poucos dias ou se prolongar por semanas, só terminando quando a ordem temporal interna é restabelecida.

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Para driblar as dificuldades, um spa caseiro é opção para relaxar e ter mais qualidade de vida. Ações simples e ao alcance de qualquer um transformam sua casa em um local propício para o descanso e o bem-estar sem necessidade de reformas ou gastos elevados.

Minucelli explica que o nosso relógio interior pode funcionar de maneira matutina ou vespertina, influenciando diretamente na adaptação ao horário de verão. As pessoas que acordam de manhã bem dispostas e dormem cedo, ou dormem muito pouco são chamadas de matutinas. Já as que têm dificuldade de acordar cedo e funcionam bem à noite são as vespertinas.

“Os matutinos são os que têm mais chances de sofrer com o novo horário, já que eles costumam dormir pouco diariamente e irão se privar ainda mais do sono”, diz . A diferença de perfis é ainda influenciada pela secreção de um hormônio, o cortisol, que dá a sensação de vivacidade. Segundo o especialista, ele demora mais para ser secretado nos vespertinos. Minucelli explica que, para acordar, não basta abrir os olhos. O cortisol, que prepara a pessoa para a vigília, demora mais para ser secretado nos vespertinos do que nos matutinos.

O médico também lembra que acordar com o dia ainda escuro afeta a secreção do hormônio melatonina, acionado pela falta de luz, alterando o metabolismo. Isso acontece porque os hormônios são regulados pelo ritmo do dia, pela claridade do sol e pela escuridão da noite. Com o horário de verão pode haver atraso nessa secreção, causando sonolência por alguns dias, o que pode ser perigoso para quem precisa estar alerta no trabalho.

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Organizar a noite de sono para recuperar essa hora perdida é um passo importante nos primeiros dias do novo horário. Especialistas explicam que um sono reparador vai além do colchão, depende também das posições na hora de dormir. O conforto pode estar na escolha certa do tamanho da cama. Além de saber como conservar o colchão, se ele já é usado há muito tempo talvez esteja na hora de trocá-lo.

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No caso de idosos com problemas graves de saúde, a mudança no padrão do sono pode ainda aumentar a pressão arterial, mas isso acontece geralmente em casos extremos, de acordo com Minucelli.

Para adaptar melhor o relógio biológico, o médico orienta a dormir pelo menos dez minutos mais cedo a cada dia, durante dez dias antes da mudança de horário. A adaptação lenta e gradual segue o mesmo ritmo do relógio biológico, sem causar reações no organismo. Se isso não for possível, o ideal, segundo o médico, é manter a qualidade e a regularidade do sono, seguindo alguns hábitos. “Para dormir bem, escolha um ambiente escuro, silencioso, com boa temperatura todos os dias. Mas evite fazer exercícios três horas antes de dormir, ingerir cafeína e comida pesada”, fala.

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Com o sol e o calor, é chegada a hora de usar roupas mais leves. Estar ou não com o corpo em forma para o verão entra na lista das preocupações da nova estação. Montar uma academia em casa é mais uma alternativa para aproveitar que o dia escurece mais tarde sem sair do conforto do lar.

Minucelli lembra que o horário de verão traz vantagens. “Com horas extras de luz do dia no período da tarde podemos aumentar os níveis de vitamina D nas pessoas, bem como incentivá-las a praticar mais exercício. Além disso, há a economia de energia”, finaliza.

* Com informações dos sites: hagah PR, hagah SC, agência de notícias do governo do estado do Paraná.

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