01/06/2009

Iluminação adequada para os ambientes da casa

Fonte: O Globo

Os projetos de iluminação podem trazer, além do resultado estético, as respostas às expectativas sensoriais e emocionais do morador

Fotos: DivulgaçãoProjeto de Paula Neder e Alexandre Monteiro, da La Lampe Rio

Rio de Janeiro – A luz pode desenhar nos ambientes da casa os desejos e anseios de quem a habita. Mas para isso é preciso que haja um bom projeto de iluminação, que traga, além de um resultado estético, as respostas às expectativas sensoriais e emocionais do morador. De acordo com a arquiteta de iluminação Esther Stiller, para cada espaço há uma luz específica, que pode transmitir sensações de tranquilidade, dinamismo ou intimidade.

“Na casa, a iluminação é particularmente importante porque reforça a relação intima do ambiente com o morador. Ela tem que trazer essa sensação de bem estar, de repouso, de convívio social, de prática familiar, de proteção e de privacidade, seja na hora de um encontro social ou na hora de realizar um trabalho. O objetivo principal da iluminação é corresponder à expectativa dos sonhos e de bem estar do morador”, diz Esther Stiller.

De acordo com a light designer e proprietária da La Lampe do Rio de Janeiro Chean Hsui, com a tendência atual das residências de multiuso, são necessárias luzes para atender às diversas funções que cada cômodo exerce sem tirar do morador a sensação de conforto.

“As casas de hoje são muito mais do que moradias. Elas atendem a muitas funções. E o projeto de iluminação deve estar afinado com essas necessidades. Há uma luz especifica para cada cômodo e cada função que ele exerce. Com a harmonia entre a dinâmica do espaço e a luz, o morador terá um ambiente muito mais aconchegante”, explica Chean Hsui.

A preocupação com a sustentabilidade também é, para a gerente da loja Lumini São Paulo, Regina Heinrich, uma questão que deve ser levada em conta na hora da elaboração do projeto.

“A preocupação com o consumo, com o meio ambiente, sem perder conforto e exigências estéticas, são a tônica. Hoje, existe disponível no mercado uma infinidade de lâmpadas com características que atendem a essas expectativas. A tendência é o balanceamento entre essas opções, sempre através do uso de bons equipamentos, dentre eles estão os controladores, ou dimmers, os acessórios e as luminárias propriamente ditas, que garantam o resultado pretendido”, diz Regina Heinrich.

Na hora de pensar a decoração é preciso estar atento as escolhas das luminárias para compor o ambiente. Os produtos com filamentos de lâmpada aparentes podem incomodar a visão do morador. No entanto, há muitos produtos que exibem a lâmpada como parte do próprio produto. Nesse caso o arquiteto de iluminação Marcos Castilha destaca algumas soluções.

Projeto de Loft pelo arquiteto de iluminação Marcos Castilha

“Lâmpadas aparentes não são necessáriamente contra-indicadas. tudo depende do tipo de lâmpada, direção de seu fluxo, potência, brilho e etc. Por exemplo, uma lâmpada AR-111 pode ser utilizada aparente pois tem um recurso de “anti-ofuscamento” que impede o escape de luz fora da direção desejada. Uma lâmpada incandescente tipo “globo”, por exemplo, muitas vezes é utilizada aparente como forma de tirar partido do seu caráter iconográfico. Mas como o brilho do seu filamento é difundido por uma superfície leitosa de grande diâmetro, não resulta na maioria das vezes em desconforto visual para o usuário. Em iluminação, quase tudo é possível, desde que se saiba o que se está fazendo”, diz Marcos Castilha.

ONDE ENCONTRAR:
Abitari
Estrada Francisco da Cruz Nunes, 4872 lojas 103 e 104. Itaipu / Niterói. Rio de Janeiro
Tel: (21) 2609-0655

Benedixt
R. Haddock Lobo, 1584, Jardins, São Paulo
Tel.: (11) 3081- 5606

Bertolucci
R. Espártaco, 367, Lapa, São Paulo
Tel.:  (11) 3873-2879

Decameron Design
Rua Aspicuelta, 145 – Vila Madalena, São Paulo
Tel.: (11) 3097-9344

La Lampe
Rua Barão de Jaguaripe, 211 – Ipanema, Rio de Janeiro
Tel: (21) 3222-9300

Lumini
Av ayrton senna 2.150, primeiro piso, bloco f – loja A, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
Tels: (21) 3325-4959  e (21) 3325-4959

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.