30/10/2006

Iluminação para economizar

Fonte: O Estado de S. Paulo

Investir em tecnologia não é barato, mas a economia resultante da troca de uma aparelhagem antiga pode compensar. Com pouco tempo no mercado, o sistema Light Emitting Diode (LED), ou Diodo Emissor de Luz, pode representar uma economia entre 70% e 80% de energia elétrica. Porém, a iluminação com lâmpadas de LED ainda não é comum além do uso comercial.

“Obviamente, os condomínios são um nicho interessante”, comenta o designer Eduardo Vieira de Mello Lopes, que há quatro anos desenvolve produtos a partir do chip importado da empresa Lumileds, do Grupo Philips. Mas, dependendo do tipo de iluminação, o valor da instalação pode ser quase o dobro da tradicional.

Embora seja um investimento alto, Lopes garante que em um ano e meio consegue-se recuperar o valor gasto. Além da diminuição do consumo de energia, os ganhos aparecem na manutenção e na durabilidade do produto. Usando-se uma média de 12 horas por dia, as lâmpadas só precisam ser troca das em 15 anos, segundo ele. O LED não emite raios ultravioleta e não provoca calor.

Essa tecnologia pode ser utilizada, na parte externa, na iluminação de jardins, ambientes subaquáticos e fachadas. Nos interiores, o designer a indica para iluminar quadros e mesa da sala de jantar, por exemplo.

Aquecimento de água 

Foi buscando economia que o Condomínio e Edifício Le Bougainville, em Alphaville, na Grande São Paulo, resolveu investir num sistema de aquecimento para água do banheiro e da cozinha dos 240 apartamentos. O trocador de calor, fabricado pela Heliotec, é como um aparelho de ar-condicionado funcionando no reverso: retira o calor do ambiente e o transfere para a água.

O síndico, Azamor Bastos Pereira, conta que as três máquinas instaladas desde março já reduziram entre 25% e 30% o consumo de gás. O sistema de queimador de gás é utilizado apenas nos momentos de pico. Com a economia, os equipamentos (R$ 15 mil cada)já foram pagos e o objetivo agora é juntar recursos para comprar outro, só que para aquecer a piscina do prédio.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.