25/05/2007

Imobiliárias e bancos em ‘comunhão’

Fonte: Jornal da Tarde

Uma outra forma encontrada pelos bancos para reduzir a espera pelo financiamento imobiliário é firmar parcerias com imobiliárias e construtoras, na tentativa de agilizar o processo. Normalmente, o dinheiro acaba sendo liberado mais rápido, pois, para facilitar, a documentação do imóvel é pré-aprovada, restando apenas a análise da papelada do comprador para dar prosseguimento à operação.

Em abril, a Caixa Econômica Federal e a Itaplan Imóveis assinaram um convênio desse tipo. Pela parceria, a imobiliária ficou autorizada a oferecer as linhas de financiamento habitacional em nome do banco, fazendo com que o dinheiro passasse a ser liberado em até 15 dias.

Isso é possível porque a Itaplan passou a ser considerada uma Correspondente Caixa Aqui Negocial, com o objetivo de facilitar o trâmite dos processos de financiamento. Segundo o diretor de marketing da empresa, Fábio Rossi Filho, o problema é que, antes, as pessoas escolhiam o imóvel para depois ir atrás do financiamento. Caso o crédito não fosse liberado, o negócio era perdido. Agora, com a mudança, já se sabe qual é a renda mínima necessária para financiar cada casa ou apartamento à venda pela construtora, fazendo simulações de acordo com o perfil do cliente.

O HSBC também lançou em abril uma gerência de crédito para atender exclusivamente as operações de financiamento enviadas pelas cerca de 30 imobiliárias cadastradas com o banco, até o momento. As empresas passam a ser as vendedoras do imóvel e do crédito. Quando escolher a casa, o corretor já faz as simulações para decidir a linha mais apropriada – isso sem sair da imobiliária. O consumidor só precisa ir ao banco para assinar o contrato.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.