21/08/2013

Imóveis com um dormitório têm maior alta nas vendas em SP

Os negócios passaram de 964 unidades vendidas entre janeiro e junho de 2012 para 4.147 imóveis nos primeiros seis meses deste ano

Fonte: ZAP Imóveis

A alta na procura por imóveis menores na cidade de São Paulo refletiu nas vendas das unidades com um dormitório no primeiro semestre de 2013.

Imóveis de um dormitório ficam cada vez menores

Imóveis com um dormitório têm maior alta nas vendas em SP
Mapa mostra concentração dos lançamentos de um dormitório em São Paulo

Segundo o Secovi-SP (sindicato da habitação), com base em levantamento da Embraesp (Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio), as vendas dos imóveis com a menor tipologia do mercado cresceu 330%, o maior crescimento registrado no período.

Os negócios passaram de 964 unidades vendidas entre janeiro e junho de 2012 para 4.147 imóveis nos primeiros seis meses deste ano.

Com isso, as unidades de um dormitório representaram 23% do total das vendas acumuladas no primeiro semestre de 2013, contra 8% de participação da primeira metade de 2012, informou a pesquisa.

“Este grande crescimento dos imóveis de um dormitório foi, em parte, devido à capacidade das incorporadoras adequarem a mercadoria ao bolso do consumidor”, disse o vice-presidente de incorporação imobiliária do Secovi, Emílio Kallas, em evento em São Paulo.

Os imóveis de dois dormitórios, porém, continuam com a maior participação nos negócios realizados no mercado, com 44% sobre o total vendido e 7.753 unidades no semestre.

Imóveis com um dormitório têm maior alta nas vendas em SP
A maior parte dos lançamentos desse perfil ocorreu na área do centro expandido, enquanto o lançamento de apartamentos maiores foi espalhado pela Capital (Foto: Banco de Imagens / Think Stock)

Já o VGV, que é a comercialização em valores acumulada no semestre, movimentou cerca de R$ 10,6 bilhões, atualizado pelo Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-DI, da FGV), uma alta de 63% em relação ao montante de R$ 6,5 bilhões do primeiro semestre de 2012.

Lançamentos – Entre as unidades lançadas no primeiro semestre de 2013, o segmento de um dormitório também foi o principal destaque, com um aumento de 377% entre os primeiros seis meses de 2012 e 2013. Foram 3.565 unidades lançadas com um quarto até o último mês de junho.

A maior parte dos lançamentos desse perfil ocorreu na área do centro expandido, enquanto o lançamento de apartamentos maiores foi espalhado pelo território da Capital.

“A questão do trânsito em São Paulo está muito complicado. Então, vemos um movimento de procura por estes imóveis mais próximos ao trabalho”, analisou Celso Petrucci, economista-chefe do sindicato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.