24/04/2013

Imóveis de dois dormitórios são mais da metade dos lançamentos

Apartamentos com esta tipologia representaram 56% do total dos prédios construídos em 2012 no País. Foram 80 mil unidades lançadas, a maior do mercado

Fonte: ZAP Imóveis

Apesar de aumentar cada vez mais a procura por quitinetes, os imóveis com dois dormitórios ainda são a preferência no mercado imobiliário brasileiro.

Imóveis de dois dormitórios são mais da metade dos lançamentos
Já os bens com apenas um dormitório somaram 8% dos imóveis levantados no ano passado, quase 12 mil unidades, enquanto 6% possuíram quatro cômodos ou mais (Fotos: Banco de Imagens / Think Stock)

Segundo o Anuário do Mercado Imobiliário do Brasil, divulgado pela Lopes, empresa de consultoria e intermediação de imóveis, os apartamentos com dois cômodos representaram 56% do total dos prédios construídos em 2012 no País.

Foram 80 mil unidades lançadas até o último mês de dezembro, o que tornou esta tipologia a maior em volume de apartamentos. A quantidade, no entanto, foi considerada estável em relação aos prédios construídos em 2011.

Se somadas as unidades com três dormitórios, atinge-se 85% do mercado de imóveis residenciais verticais no território nacional. Foram 41,6 mil lançamentos com três quartos, o que representou 29% do total.

Já os bens com apenas um dormitório somaram 8% dos imóveis levantados no ano passado, quase 12 mil unidades, enquanto 6% possuíram quatro cômodos ou mais.

“Os apartamentos menores continuam sendo lançados em regiões mais valorizadas, que possuem infraestrutura de lazer, serviço e transporte completa, além de projetos diferenciados e modernos, que valorizam ainda mais esses lançamentos. Já as unidades com dois dormitórios são encontradas em bairros mais diversificados”, avalia Mirella Parpinelle, diretoria geral de atendimento da Lopes.

De um modo geral, os apartamentos com 50 a 69 m² de área privativa foram a maioria dos novos empreendimentos, com 39% do total do mercado, ou 55,8 mil unidades construídas.

Imóveis de dois dormitórios são mais da metade dos lançamentos
Os apartamentos com 50 a 69 m² de área privativa foram a maioria dos novos empreendimentos, com 39% do total do mercado, ou 55,8 mil unidades construídas

Seguindo a tendência de 2011, as unidades com um dormitório, que representaram 29% dos lançamentos em 2012, a segunda maior fatia do mercado, contou com o preço médio do metro quadrado superior ao de dois quartos. Foram R$ 6.650 ante R$ 4.530.

Imóveis com área privativa entre 70 e 89 m² somaram 16% dos prédios novos, enquanto os apartamentos com 90 a 109 m² registraram apenas 6%. O restante foram bens com 110 m² ou mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.