01/10/2009

Imóveis quitados são maioria

Fonte: Jornal Extra

A maior parte dos imóveis residenciais próprios do país está quitada. O percentual é de 70,1%, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2008, divulgada na semana passada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A Região Sul do Brasil foi a que apresentou o maior aumento de imóveis próprios quitados. Somente no Nordeste houve diminuição na participação dos quitados no total de unidades próprias.

As residências particulares permanentes alcançaram um total de 57,6 milhões de unidades, o que significa um incremento de 1,8 milhão em relação a 2007.

No que diz respeito aos domicílios próprios em aquisição, a pesquisa mostra uma pequeno aumento do ano passado para cá. Já os alugados permaneceram estáveis, em 16,6%.

NÚMERO DE MORADORES – Outros dados apresentados pela Pnad referem-se a quantidade de moradores de cada casa. No Brasil, de forma geral, reduziu-se o número de domicílios com quatro ou mais moradores, passando de 22,3% em 2007, para 22% no ano passado.

Por outro lado, a parcela de domicílios com um único morador manteve a tendência de crescimento, passando de 11,5% para 12% no período, chegando a 12,8% nas regiões Sul e Sudeste.

Em relação à média de moradores em cada habitação, houve uma pequena redução de 3,4 para 3,3 entre 2007 e 2008.

FORMA DE COMPRA – Na hora da compra, o financiamento é um dos meios mais utilizados, revelou outra pesquisa divulgada na semana passada. A maioria (58,47%) dos brasileiros que mantém prestações da casa própria é formada de famílias que pertencem à classe C. Os dados são da pesquisa “Consumidores, produtores e a nova classe média”, da Fundação Getulio Vargas (FGV), com base em dados da Pnad 2008, do IBGE.

De acordo com o levantamento, do total de financiamentos habitacionais, as classes A, B e C representaram, juntas, 77% dos indivíduos. A classe D respondeu por 16,45% do total; e a classe E, por 6,33%.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.