09/03/2011

Imóvel planejado para descanso no litoral

Imóvel planejado para descanso no litoral

Fonte: Revista do ZAP

Amplas esquadrias, ambientes integrados, sala de jogos e spa marcam projeto de casa de lazer litorânea

Uma casa despojada, com avarandado para o chimarrão no final da tarde e espaços planejados para o convívio intenso nos momentos de lazer em família. Conduzidos pelos desejos do jovem casal de proprietários com dois filhos pequenos, os arquitetos José Pedro Lages Maciel e Maira Guatimosim Maciel projetaram esta residência de alvenaria, localizada em condomínio fechado na praia de Xangri-lá, no litoral norte do Rio Grande do Sul, com amplas aberturas envidraças e ambientes integrados.

casa de praia pense imóveis

Linhas retas destacam a arquitetura da residência, com aberturas de alumínio ressaltadas por molduras de concreto pintado de branco. Plantas perenes, como cicas e bromélias, e caminho delineado por paralelepípedos de basalto configuram o paisagismo no jardim de 220 metros quadrados.

– Além de priorizar uma melhor insolação e ventilação natural, o projeto tem espaços informais e materiais de fácil manutenção, como deve ser uma casa de férias. Por isso, estar, jantar, cozinha e churrasqueira são integrados e também se comunicam com uma sala de jogos – explica Maira.

Executada em nove meses – incluindo planejamento e obras –, a residência de 280 metros quadrados, com pintura em tom esverdeado e fendi, mostra esquadrias de alumínio branco e cobertura com telhas de concreto. A entrada é destacada pela majestosa porta de madeira maciça com entremeios de vidro.

casa de praia pense imóveis

Em contraste com a moldura branca, a porta de madeira escura é suavizada por entremeios de vidro. O canto de vidro translúcido amplia a iluminação natural e promove a vista da área interna para o jardim.

casa de praia pense imóveis

No living de 70 metros quadrados os espaços integrados evidenciam a ideia de convivência na moradia. Voltado para a TV e para a lareira – projetada de maneira a assegurar o aconchego nos finais de semana de inverno –, o estar é ambientado por sofá em L de linho e poltronas de fibra natural. Sobre o piso de porcelanato em tons de bege-claro e cinza, a mesa redonda reúne até oito pessoas no jantar.

Aparador de madeira de demolição configura o hall do living. Sobre a lareira com boca revestida de travertino, o painel da TV em lâmina de madeira escura tem frisos espelhados. O detalhe se estende às prateleiras laterais em tom branco para dar movimento ao móvel.

casa de praia pense imóveis

Ressaltado pela parede em vibrante vermelho, o espaço do assador tem o tom amadeirado presente no porcelanato que reveste o volume da churrasqueira e na melamina da bancada. Ao fundo do jantar, a área da churrasqueira tem porcelanato que imita a madeira e parede em tom vermelho.

casa de praia pense imóveis

Próximo dali, o piso desenhado em xadrez evidencia a proposta da sala de jogos de 25 metros quadrados. O espaço ganhou mesa de sinuca e integração com o spa por meio de portas de correr – duplo convite à diversão e ao relaxamento em família.

Intimidade personalizada
Assim como no living, a área íntima do jovem casal, no segundo piso da residência, revela a praticidade e a integração com o exterior conferida pelo projeto dos arquitetos Maira Guatimosim Maciel e José Pedro Lages Maciel. No dormitório de 18 metros quadrados as portas de correr envidraçadas com perfis de alumínio conectam o espaço à paisagem do condomínio. Piso de laminado em tom madeira e paredes em suave fendi dão aconchego ao ambiente, destacado pelo papel de parede eleito pela proprietária para a área da cama.

casa de praia pense imóveis

Semelhante à estampa da colcha de algodão, o papel de parede setoriza o recanto da cama no quarto do casal. Portas de correr envidraçadas integram o espaço da dupla com a sacada na área externa.

casa de praia pense imóveis

No banheiro, de 7 metros quadrados, os tons de bege predominam do porcelanato da parede ao travertino da bancada. O destaque do ambiente fica por conta da parede lateral ao vaso, revestida de pedra caxambu com corte palito.

casa de praia pense imóveis

Delicado papel de parede com gravuras de óculos e chinelos emoldura o dormitório da filha, de 12 metros quadrados, ambientado por móveis em tom branco e cortinas de voile no mesmo tom.

casa de praia pense imóveis

No quarto do menino, o acabamento amadeirado do mobiliário foi idealizado para que o espaço pudesse acompanhar o crescimento do pequeno. No roupeiro, as portas espelhadas refletem a estante e a bancada de estudos.

casa de praia pense imóveis

Com cobertura de vidro e fechamento com portas de correr, o recanto do spa é opção de relaxamento para o casal ou de diversão para as crianças em dias de vento intenso. Sobre deque de madeira itaúba, a banheira de hidromassagem comporta até três pessoas.

Leia mais
>> Ofertas de casa em Xangri-lá

Tags: arquitetura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.