30/04/2020

Ideias para falar sobre a importância do uso das máscaras com as crianças

Use a criatividade para falar sobre os cuidados de higiene e a importância do uso das máscaras ao sair de casa

Fonte: ZAP em Casa

Com a chegada do novo coronavírus ao Brasil, os especialistas indicavam o uso de máscaras apenas para quem apresentava sintomas de gripe e profissionais de saúde. Mas, nos últimos dias o pedido é para que todos utilizem esse acessório ao sair de casa — inclusive crianças a partir de 3 anos. Muitos estudos apontam que a doença pode ser leve nas crianças, mas elas podem transmitir o vírus para quem faz parte do grupo de risco. Daí a importância de tomar medidas para conter a disseminação. Nós resolvemos listar algumas ideias criativas para falar sobre a importância do uso das máscaras com as crianças.

Mas é importante lembrar: saia de casa apenas se for realmente necessário.

Ideias para falar sobre a importância do uso das máscaras com as crianças
É preciso utilizar a criatividade para tornar o uso das máscaras interessante para as crianças. Na foto, a garotinha Maria Eduarda se protegendo e protegendo sua amiga boneca( Foto: Acervo pessoal)

1 – Explique de forma lúdica o que é o coronavírus 

O primeiro passo para convencer a criança sobre os cuidados de higiene e o uso das máscaras de proteção é falar sobre o coronavírus. Comece convidando o pequeno ou a pequena para baterem um papo sobre o assunto. Descubra o quanto ela já sabe e siga a partir daí. Se a criança é muito nova e ainda não ouviu falar sobre o surto, talvez você não precise levantar a questão – apenas aproveite a oportunidade para lembrá-la sobre boas práticas de higiene sem introduzir novos medos. 

Veja se você está em um ambiente seguro e permita que ela fale livremente. Vale apostar em desenhos, histórias e outras atividades que podem ajudar a começar uma conversa. Mais importante ainda, não minimize ou se esquive das preocupações da criança. 

A pedagoga Maria Marques, de Suzano, que atua com educação infantil há mais 20 anos afirma que o papel lúdico ganha muito destaque nesse momento. “Eu acredito que, se bem explicado, às crianças se comprometem a usarem as máscaras com mais facilidade que os próprios adultos. A melhor forma é explicar o que está acontecendo, explicar que o vírus provoca coisas não tão legais. Elas vão entender”. conclui.

Quem entendeu bem a história e até gravou um vídeo conscientizando sobre o assunto foi Blue Ivy, a filha da estrela americana Beyoncé. A garotinha filmou uma simulação de como o vírus se comporta em contato com água e sabão.

Na  vídeo postado em uma rede social, a garota explica que irá fazer um experimento para mostrar que lavar as mãos é eficiente no combate ao vírus. Após mergulhar o dedo em um recipiente com água e sabão, ela coloca o mesmo dedo em um pote com pimenta e água misturados. A intenção é que a mistura simbolize o vírus, que se dissipa com o toque da menina.

2- Os pais são o espelho para os filhos

Temos que parar e pensar o quanto somos exemplo para nossas crianças 24 horas por dia. Os estudos apontam que os pais são a primeira referência comportamental da criança, portanto é comum que copiem deles não só o falar e andar, como também atitudes e hábitos de vida. Desta forma, uma dica importante para quem deseja incentivar os filhos a usarem a máscara é fazer o mesmo ato. Não adianta os pais não usarem! Eles precisam dar exemplo do uso e dos cuidados necessários com o acessório.

4 – aposte em máscaras temáticas

Estamos vendo muitas costureiras ou até mesmo a vovó costurando máscaras para serem doadas ou vendidas. Belas histórias por sinal! Uma dica bem interessante é tentar achar estampas com personagens que já fazem parte do dia a dia da criança.

Eduardo Leite, editor de vídeo, contou a solução que ele e a esposa escolheram para conscientizar a filha Maria Eduarda de 5 anos. “Nós falamos sobre o corona logo em seguida que a escola foi fechada. Explicamos que não podemos ficar em ambientes com muitas pessoas devido ao vírus. Para explicar de forma lúdica o uso da máscara, nós fizemos uma máscara para a boneca preferida dela. Assim ficou mais fácil e divertido se proteger do vírus. Assim nós cuidamos dela e ela cuida da boneca dela. Também usamos uma estampa colorida. Assim garantimos a diversão e a segurança.

 importância do uso das máscaras com as crianças
Eduardo com a filha Maria Eduarda e a boneca. Todos com máscaras e protegidos (Foto: Acervo pessoal)

3 – Busque apoio nos livros de leitura ou brincadeiras lúdicas

Que tal a criança achar uma verdadeira brincadeira o uso das máscaras? Esse é um caminho interessante. Já existem disponíveis livros e vídeos na internet que explicam a importância do uso das máscaras. Os pais também podem apostar em brincadeiras ao sair de casa, exemplo: diga ao seu filho que se ele não tocar ou retirar a máscara ele poderá escolher um prêmio ou brinde na volta à casa.

Muitos desenhos lançaram adaptações para o momento. A famosa Turma da Mônica, conseguiu enfim, convencer o Cascão a tomar banho. Veja o que o Maurício de Souza disse sobre a mudança.

 importância do uso das máscaras com as crianças
Mão arruma máscara do filho (Foto: Shutterstock)

O médico Leonardo Weissmann, infectologista do Hospital Emílio Ribas, em São Paulo, afirma que usar máscaras funciona para minimizar a contaminação de pessoas e ambientes por transmissores assintomáticos da doença, principalmente em momentos de aglomerações. “Independentemente de faixa etária, todas as pessoas devem usar máscara quando saírem de casa. Ainda existe um mito que as crianças não são infectadas pelo novo coronavírus. Mas elas podem ser infectadas sim. Entretanto, na grande maioria das vezes, as crianças são assintomáticas ou tem sintomas leves, que podem passar despercebidos. Da mesma forma que os adultos, as crianças com infecção também transmitem o novo coronavírus. As máscaras servem como barreira para ajudar a diminuir a velocidade de disseminação do vírus”.

Veja algumas orientações sobre a máscara:

– A máscara deve ter duas ou mais camadas de tecido;

– Deve cobrir confortavelmente toda a lateral do rosto, mas permitir respirar sem restrição;

– Deve poder ser lavada sem alteração de sua forma.

– Todos os cuidados de higiene levados em consideração pelos adultos devem ser orientados às crianças, exemplo: não tocar na parte frontal e  retirar sempre pelas laterais.

E aí, gostou das nossas dicas com ideias criativas sobre importância do uso das máscaras com as crianças? Deixe sua opinião nos comentários.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.