09/01/2009

Imposto pesa mais na locação Comercial

Fonte: Jornal da Tarde

Valor cobrado em algumas unidades tem feito muitos pontos ficarem vazios em grandes avenidas da capital

O valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) influencia pouco quando o aluguel se refere a imóveis residenciais. No entanto, o valor cobrado em algumas unidades comerciais tem feito muitos pontos ficarem vazios em grandes avenidas da capital.

Paulo Liebert/AEZap o especialista em imóveisPara imóveis residenciais, em caso de encargos muito altos, o imposto é incluído em um pacote de locação

É o que afirma a gerente de locação e vendas da Lello Imóveis, Roseli Hernandes. ?Um exemplo é a Avenida Pacaembu. Não só o aluguel, mas o IPTU é muito caro e muitos imóveis estão vazios porque o custo para abrir um comércio no local é inviável para quem vai locar?, afirma.

A Avenida Sumaré, também na zona oeste da cidade é outra apontada com o valor alto do imposto. ?Tenho um cliente nessa região que resolveu sair do ponto que estava na avenida e foi para uma rua paralela. Com isso, o valor do IPTU caiu pela metade?, comenta a gerente.

A atendente de locação da Pacheco Imóveis, Letícia Bezerra, também conta que a preocupação com o imposto é bem maior quando o imóvel será alugado para comércio. ?O imposto é sempre mais caro nessa situação?, diz.

RESIDENCIAL – No caso da locação residencial, a influência do IPTU para o fechamento de negócios só ocorre em imóveis de alto padrão. ?Quando o valor dos encargos, imposto e condomínio, é muito alto, o próprio dono resolve dar um jeito e acaba montando um pacote de locação, que inclui tudo e assume a responsabilidade do pagamento a partir do valor fechado?, explica.

Algumas vezes o valor do IPTU também é utilizado como desconto no valor do aluguel. Nas propostas para locação, os interessados costumam tentar abater o valor do imposto no valor do aluguel, o que nem sempre é aceito, segundo Letícia. ?A proposta é feita, mas se o valor é baixo, o proprietário não vai aceitar?, conta.

DATA – Para quem aluga o imóvel, o IPTU deve chegar diretamente da imobiliária que administra a unidade. Nesse caso, o vencimento será no dia 20 de março da parcela única ou da primeira prestação do tributo em 2009.

Já no caso da notificação chegar na residência alugada ou na casa do dono, o vencimento será no dia escolhido pelo dono no recadastramento e esse deve ser encaminhado para o responsável pela administração do bem. O valor é normalmente pago junto com o aluguel mensal e o administrador é responsável pelo pagamento das parcelas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.