O aumento no custo de se morar em apartamentos em São Paulo gerou uma nova alta da inadimplência nas parcelas dos condomínios em 2013.

O atraso de pagamento em condomínio por até 30 dias na cidade de São Paulo foi 7,22% maior em abril, segundo o Ipemic (Índice Periódico de Mora e Inadimplência Condominial), divulgado pela Aabic (Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo).
No entanto, o resultado, chamado de atraso por mora, ficou 0,63% abaixo do registrado no mesmo período do ano passado (7,85%).
Em relação a fevereiro, o valor relativo à inadimplência do mês foi de 3,73% dos condôminos, um aumento de 0,64% na comparação com o mesmo mês em 2012 (3,12%).
Custo do condomínio – Ainda segundo o Aabic, por meio do Ipevecon (Índice Periódico da Variação de Custos Condominiais), as despesas de condomínio cresceram 0,91% em abril.
Em relação à variação individual dos grupos de despesas, a alta mais importante dos gastos foi de encargos sociais e benefícios, que apresentaram aumentos de 3,29% e 4,50%, respectivamente. Já o “Consumo de Água” cresceu 2,24%.
Em contrapartida, o item “Energia” apresentou variação negativa e relevante, com queda de 10,01%. Com baixas menos relevantes e de menor impacto nos preços, ficaram as Despesas Administrativas (-1,28%) e Despesas Gerais (-6,19%).
A amostra foi realizada na capital paulista com 2.535 condomínios de 15 empresas.