20/09/2011

Índice de preços de imóveis do IBGE é publicado no Diário Oficial da União

Fonte: O Globo
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Foi publicado na sexta-feira passada no Diário Oficial da União o decreto que estabelece a criação e manutenção, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do índice de preços de imóveis do país. O indicador vai acompanhar com lupa um segmento que cresce a taxas elevadas e detectar eventual formação de bolhas. Segundo a assessoria de imprensa do instituto, o cronograma ainda será definido. Não há previsão sobre data de publicação das primeiras estatísticas.

A decisão de criar o indicador, tomada pelo governo no ano passado, decorreu do fato de o crédito imobiliário estar apresentando expansão exponencial ano após ano. Além disso, o preço do metro quadrado disparou em grandes centros urbanos, como Rio de Janeiro e Brasília, e no interior, que passou por prolongado período de enriquecimentos nos últimos anos.

Segundo o decreto, o IBGE poderá firmar parceria com a Caixa Econômica Federal, bem como com outras instituições financeiras e demais agentes do mercado, para obter informações e conhecimentos técnicos necessários a criação e manutenção desse novo índice. Caberá também ao instituto a definição da metodologia de cálculo do índice de preços de imóveis, bem como a adoção das demais providências necessárias para implementação, manutenção e contínuo aprimoramento do referido índice.

LEIA MAIS:

Saiba o que observar ao comprar um imóvel usado

Preço do metro quadrado sobe 30% em um ano, segundo FipeZap

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.