19/06/2009

Indústria de materiais de construção registra crescimento nas vendas

Fonte: Revista ZAP

Levantamento da Abramat registra que as vendas dos fabricantes de materiais cresceram 5,4% em maio comparado a abril deste ano

O índice de maio, divulgado nesta sexta-feira (19) pela a Abramat, mostra que houve reação da industria de matérias de construção. De acordo com o indicador, as vendas dos fabricantes de materiais cresceram 5,4% em maio comparado a abril deste ano. Apesar disso, o faturamento acumulado dos cinco primeiros meses de 2009 fechou em queda de 16,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Apesar de sete meses com quedas consecutivas (desde o início da crise em novembro), as expectativas do setor são otimistas para os próximos meses, considerando o aumento sazonal da demanda no segundo semestre, associado ao programa “”Minha Casa, Minha Vida””, e os efeitos positivos da desoneração de IPI dos materiais de construção.

“Esperamos que na próxima semana já se tenha a ampliação do prazo de vigência do IPI reduzido para materiais, mantendo o estímulo ao consumo de materiais, e aumentando a demanda por eles já em junho”, afirma Melvyn Fox, presidente da entidade. Ele esteve presente na reunião do GAC (Grupo de Acompanhamento da Crise) em Brasília, nesta quarta-feira (17/6), em que teve oportunidade de apresentar ao ministro Guido Mantega estudos feitos pela Fundação Getúlio Vargas com os principais efeitos da desoneração do setor.

Com os resultados, a previsão da Abramat para o desempenho para a indústria de materiais de construção em 2009 continua sendo de crescimento de 3% em relação a 2008, pois há expectativa de que o segundo semestre deste ano apresente resultados bem superiores aos registrados até o mês de maio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.