08/09/2008

Inquilino poderá deduzir aluguel

Fonte: Jornal da Tarde

Regra valerá apenas para imóveis residenciais e poderá beneficiar cerca de 6,5 milhões de brasileiros

Um projeto de lei que tramita no Senado pode permitir que os inquilinos deduzam as despesas com aluguel do Imposto de Renda. De acordo com a proposta, a regra valerá apenas para imóveis residenciais e poderá beneficiar cerca de 6,5 milhões de brasileiros.

“Permitir a dedução do aluguel residencial é dar cumprimento ao artigo constitucional que prevê o direito à moradia, já que o gasto com habitação é um dos itens mais significativos do orçamento familiar”, argumenta o senador Expedito Junior (PP-RO), autor do projeto.

O texto estabelece que a dedução somente será aceita com apresentação de pagamentos especificados e comprovados de quem pagou e de quem recebeu o aluguel. O porcentual a ser devolvido deve representar 15% do valor total do aluguel.

João Crestana, presidente do Sindicato da Habitação (Secovi-SP), avalia que o projeto, se aprovado,pode aquecer ainda mais o setor imobiliário. “Como o consumidor vai poder receber de volta uma parte do dinheiro, ele poderá até optar por um imóvel mais caro, oferecendo mais conforto a sua família e movimentando o mercado”, analisa Crestana.

A proposta será votada nos próximos dias na Comissão de Constituição e Justiça e seguirá para as comissões de Assuntos Socais e Assuntos Econômicos, antes de ir para a Câmara dos Deputados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.