19/04/2010

Inspiradas no continente que sedia a Copa este ano, peças dão toque étnico e despojado à decoração

Fonte: O Globo
Mesa África da Viver de Arte (Fotos: Divulgação)
Mesa África da Viver de Arte (Fotos: Divulgação)

Às vésperas da Copa do Mundo, a primeira na História a ter um país africano como cenário, o Morar Bem garimpou peças que evocam o estilo étnico e despojado do continente. E há opções para todos os gostos, de coloridíssimas esculturas, que remetem ao povo e à fauna africanos, a uma ousada mesa de centro com a base de chifres de madeira. De quebra, algumas delas carregam uma aura de misticismo, como as máscaras entalhadas em madeira que, reza a lenda, teriam o poder de afastar maus espíritos.

Escultura de elefante em ferro da Dracena Home
Escultura de elefante em ferro da Dracena Home

A decoradora Christiane Laclau preserva, há anos, uma obsessão por objetos com motivos africanos, de porta-guardanapos a esculturas. Com o passar do tempo, a implicância dos amigos, que insistiam em rotular suas aquisições de “exóticas”, cedeu lugar à admiração. A sala de jantar de sua casa, por exemplo – cuja decoração também teve a mão do arquiteto Rafael Borelli – ganhou uma parede só com máscaras trazidas de viagens e outra, atrás da mesa, com uma sequência de fotos em preto e branco, de rostos africanos, que foram emolduradas:

Almofadas com estampas de onça e zebra da Rug Hold
Almofadas com estampas de onça e zebra da Rug Hold

“Aprendi com o decorador inglês David Hicks, cuja carreira chegou ao auge nos anos 60 e 70, que se deve agrupar os temas. Se você tem uma coleção de potes, por exemplo, deve arrumá-los, todos juntos, num determinado local, que pode ser uma mesa ou estante. O bom-senso é sempre uma regra a ser levada em conta para criar um ambiente equilibrado.”

LEIA MAIS:

UM ESPAÇO PARA REUNIR OS AMIGOS E TORCER PELO BRASIL NA COPA

PREPARE SUA CASA PARA O BICHO DE ESTIMAÇÃO

CONFIRA AS SOLUÇÕES USADAS PARA DIVIDIR OS CÔMODOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.