12/06/2009

Instituto Brasil Acessível tem catálogo com produtos que facilitam acessibilidade

Fonte: Jornal da Tarde

São cerca de 200 itens nas mais diversas áreas, como cozinha, lavanderia e banheiro

O Instituto Brasil Acessível disponibiliza na internet um catálogo que reúne informações de produtos avaliados segundo critérios propostos pelo conceito de desenho universal que facilitam a acessibilidade.

São características como segurança no uso, acessibilidade, uso independente e igualitário, conforto, flexibilidade, fácil percepção e entendimento.

Os produtos são fabricados por empresas como Eliane, de pisos cerâmicos; e Yale La Fonte, de ferragens.

São cerca de 200 produtos: 28 para cozinha e lavanderia, 19 para o banheiro e 28 para áreas de circulação, além de 14 relacionados à transposição vertical; 19 à caixilharia; dez à sinalização; 21 relacionados à automação; e 56 a sistemas.

Os produtos têm potencial para certificação de acordo com a presidente do instituto Sandra Perito. “Colhemos produtos nos quais identificamos essas características. Verificamos que, em um ano, foram lançados novos itens no mercado que não são específicos para portadores de deficiência física, mas facilitam a vida de qualquer pessoa com mobilidade reduzida, como barras de apoio, que também são usadas por idosos e gestantes”, explica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.