03/10/2013

Integração do banheiro ao quarto traz requinte e sensação de amplitude

Integração do banheiro ao quarto traz requinte e sensação de amplitude

Fonte: Revista do ZAP

As banheiras freestanding são bastante utilizadas nesses projetos, pois podem ser instaladas em diversos locais

Banheiros integrados ao quarto permitem uma sensação de amplitude. Além disso, integrar ambientes garante um charme extra aos espaços. Para projetos como esses, as banheiras freestanding estão entre as apostas dos arquitetos, já que não dependem de alvenaria e podem ser instaladas em diversos locais.

No ambiente (foto topo) criado pelo arquiteto Rodrigo Maia, por exemplo, em um apartamento localizado em um bairro nobre de Fortaleza, o banheiro integrado ao quarto traz como destaque uma banheira de imersão em estilo contemporâneo (da Doka Bath Works). Em sua proposta, a divisão dos ambientes não é totalmente excluída, podendo ser realizada através de uma porta de correr.

O arquiteto utilizou stoneglass no piso, bancada e montantes. Nas paredes, a opção foi aplicar pastilhas de vidro na cor cinza. A sugestão de integração dos ambientes partiu do profissional, já que o proprietário mora sozinho e gosta de utilizar a banheira. “A ideia era poder assistir à TV da banheira, além de estar num ambiente climatizado”, explica Maia.

banheiro-integrado-banheira

 

O arquiteto aponta, no entanto, que é preciso ter cuidado com esse tipo de integração para preservar a privacidade. “O vaso sanitário tem que ficar, obrigatoriamente, escondido. Nesse projeto em questão, o mesmo ficou dentro de um box de vidro com película jateada e próximo a uma janela, a fim de promover a exaustão de possíveis odores”, conta.

banheiro-integrado-banheira

 

“Pra driblar a umidade, a impermeabilização deve estar em todo o piso do WC, e a área do chuveiro precisa ser vedada”, informa o arquiteto. Já quanto à ventilação, não existem muitas restrições. “O ideal é que o WC tenha janela ou então que seja climatizado. Nesse projeto, há tanto uma janela generosa, como o ar-condicionado do tipo cassete, que atende o ambiente de forma total (quarto e WC)”, explica.

Outro exemplo de integração está no quarto assinado pela arquiteta Tatiane Sguarezi (abaixo), que utilizou a banheira Ravello, também da Doka Bath Works, para criar uma atmosfera mais elegante ao espaço.

banheiro-integrado-banheira

 

Veja outros projetos:

banheiro-integrado-banheira

 

banheiro-integrado-banheira

 

banheiro-integrado-banheira

 

banheiro-integrado-banheira

 

Tags: arquitetura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.