10/04/2020

Vida em Casa: saiba integrar a varanda à sala do apartamento

Veja as dicas de como fazer a integração e não errar na hora de decorar os espaços 

Fonte: ZAP em Casa

Durante o período do distanciamento social, a varanda tem se tornado um dos principais ambientes da casa, principalmente para quem reside em apartamento. Ficar em casa tanto tempo está servindo para as pessoas olharem cada cantinho dentro do lar e realizar uma pequena mudança, seja um faça você mesmo ou até mudar um móvel de lugar. Pensando nisso, resolvemos apresentar algumas dicas para quem deseja integrar a varanda à sala do apartamento. 

Sabemos que nesse momento você pode não conseguir realizar essa reforma, mas vale a pena entender nossas dicas e começar a se preparar para essa pequena mudança.

integração da varanda à sala do apartamenti
A sua varanda ou sacada pode uma ótima sala de estar. Lugar perfeito para um bate-papo ou até mesmo para relaxar (Foto: Shutterstock)

Um dos principais desejos de quem vai fazer uma reforma hoje é integrar o terraço à sala do apartamento. “Esse tipo de junção é voltado para quem quer criar uma sensação de amplitude ao ambiente e trazer mais luminosidade, deixando o imóvel mais moderno”, explica a arquiteta Renata Zacharias, que atua em Santos (SP). 

Mas preste atenção: antes de iniciar as obras, são necessários alguns cuidados. A primeira coisa é verificar junto ao condomínio se o prédio não possui normas que possam impedir a execução. Além disso, é fundamental saber se a parede de integração a ser demolida não é uma alvenaria estrutural, o que impede a intervenção. 

Para fazer essa integração é necessário um profissional habilitado, que irá verificar todas as questões técnicas e emitir a ART ou RRT (Anotação ou Registro de Responsabilidade Técnica)que é o documento para a execução da obra. Em muitos casos, também é preciso apresentar o projeto de reforma para a administração do condomínio”, afirma a arquiteta Aline Macedo, do Studio Alta Arquitetura, de Osasco (SP). 

integrar a sacada à sala do apartamento
Também é possível criar um ambiente de sala de jantar, ideal para pequenas pausas para lanche ou até mesmo o café da manhã (Foto: Pinterest)

Integrar a varanda à sala do apartamento: dois ambientes em um

Mesmo sendo dois ambientes, ao integrar o terraço à sala do apartamento é necessário ter uma decoração harmônica entre eles, detalha Renata. Não precisa comprar móveis novos, mas trabalhar de forma sútil, em pequenos pontos decorativosOutra dúvida comum é com os pisos, que geralmente são diferentes. 

“Se a pessoa não quiser mudar tudo, existem opções. Se na sala for de madeira e no terraço piso frio de uma cor neutra, como branco ou cinza, pode simplesmente colocar uma soleira de cor neutra entre eles. Ou então mudar apenas o piso do terraço para um tom neutro, chegando com ele até a sala”, ensina a arquiteta. 

integração da varanda à sala do apartamento
Nesta imagem, é possível observar como a decoração da sala está integrada à decoração da varanda, permitindo um ambiente único (Foto: Pinterest)

Com demolição das paredes para integrar o terraço à sala do apartamento, o morador não terá os isolamentos acústico e térmico como antes, casa poderá ter mais iluminação, vento e barulho. Por isso, é bom prestar atenção nos móveispara que não haja estragos, e também nas janelas, que poderão minimizar os ruídos e fornecer um conforto maior. 

Uma opção bacana é fechar a varanda com vidro. Assim, além de maior privacidade, a pessoa poderá colocar persiana em todas as faces que desejar, ajudando com a iluminação. Pode, ainda, usar película de controle solar nos vidros, para escurecer um pouco o ambiente quando as janelas estiverem fechadas”, detalha Aline Macedo.  

sacada integrada à sala do apartamento
Varanda fechada com vidro garante o isolamento necessário para um ambiente tranquilo (Foto: Pinterest)

Móveis depois da integração 

Em caso de integração com um terraço gourmet, é interessante que haja sofás, poltronas ou até mesmo pufes e banquetas para tornar o ambiente mais aconchegante na hora de receber os amigos e familiares. 

No geral, não há regras. O importante é o morador saber exatamente para qual finalidade deseja fazer essa integração, usar referências e ter ajuda profissional para possíveis imprevistos. A integração irá trazer modernidade e valorização ao imóvel”, diz Aline. 

plantas para casa
Uma varanda integrada à sala do apartamento decorada com muitas flores (Foto: Pinterest)

Leia também: Veja  quais são as melhores plantas para apartamento?  

sacada com plantas
Varanda decorada com plantas (Foto: Pinterest)

+ Está pensando em comprar ou alugar? O ZAP te ajuda!

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.