15/10/2012

Invista em uma academia dentro de sua casa

Fonte: ZAP Imóveis

Dê adeus à desculpas como falta de tempo e trânsito. Você pode se exercitar em sua própria residência

Se você, assim como o ex-jogador de futebol Ronaldo Fenômeno no quadro Medida Certa, exibido pelo Fantático, na Rede Globo, está querendo perder peso, que tal investir em uma academia dentro de casa? Caso você tenha espaço para colocar equipamentos de ginástica, a possibilidade de malhar dentro de sua própria residência vai te motivar a se exercitar. Além disso, a decoração da sua casa tem muito a ganhar com uma sala de ginástica.

Invista em uma academia dentro de sua casa
Em casa é possível praticar séries de exercícios que você não se sente confortável em fazer na academia (Foto: Banco de imagens/thinkstock)

“Não é porque a academia é dentro de casa que preocupações com ventilação, manutenção e segurança devem ser esquecidas”, lembra Paula Accioly, designer de interiores. O ideal é que a sala seja bastante arejada. Disponibilize os aparelhos em espaços ventilados para que você possa praticar os exercícios com conforto.

A iluminação do ambiente também deve receber atenção na hora de planejar o local. “A luz natural que vem através da janela estimula o treino, provoca mais vontade nas pessoas em praticar exercício”, diz Paula. “Luzes florescentes não caem bem neste tipo de ambiente”, garante.

Invista em uma academia dentro de sua casa
Separe uma sala em sua residência e coloque todos os aparelhos que precisa, como esteira, bicicleta ergométrica e outros equipamentos (Fotos: Divulgação)

As cores não devem ser muito fortes, de acordo com a designer. “A pessoa precisa se sentir relaxada para fazer ginástica”, ressalta a profissional. Pisos de madeira são ótimos para quem pratica dança. Já os tapetes emborrachados são uma boa opção se você pratica exercícios com pesos. Caso eles caiam no chão, a borracha garante a segurança. “É importante utilizar materiais fáceis de limpar por causa do suor”, afirma Paula..

Com a academia dentro de casa, você pode dar adeus a desculpas. “Esta alternativa ajuda o morador a manter uma assiduidade no treino, já que não precisa sair de casa para ir fazer ginástica ou enfrentar obstáculos como falta de tempo e trânsito”, afirma Bernardo Berro, professor e proprietário da empresa Personal Trainers.

Há no mercado muitos equipamentos que podem ser instalados e utilizados facilmente em sua casa, como bicicletas ergométricas, esteiras, plataforma vibratória e aparelho de step, depende de quanto espaço disponível você tem. Se você não tem uma sala grande ou dinheiro para investir em máquinas, é possível improvisar até com sacos de feijão, no lugar de halteres. “O ideal é ter um ambiente com, no mínimo, 2 metros quadrados para caber um colchonete para fazer o treino”, orienta Berro.

Invista em uma academia dentro de sua casa
Uma sala de ginástica com uma bela vista pode ser motivadora

Para não perder o foco é preciso escolher um ambiente específico para fazer a atividade. Rádios e televisão podem ajudar o clima a ficar mais descontraído, mas cuidado com os obstáculos que podem desviar sua atenção. “É preciso tirar o telefone ou qualquer coisa que possa interromper o treino”, recomenda Berro. “É o momento que a pessoa tem para se dedicar a ela”, complementa.

Ao investir em uma academia dentro de casa, pensar em contratar um personal trainer pode ser uma boa ideia. O auxílio de um profissional de educação física dentro de casa pode ajudar você a explorar os aparelhos da melhor maneira possível, evitando que haja alguma lesão na hora da ginástica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.