
Em uma época em que fazer economia e ter uma atitude ecologicamente correta é imprescindível, ter um aquecedor solar instalado em casa pode ser a solução. O equipamento tem a função de aquecer a água da residência utilizando uma fonte de energia gratuita, limpa e inesgotável: o Sol.
Além de proporcionar uma expressiva economia de energia elétrica na conta de luz, o aquecedor solar não apresenta riscos para os usuários e também não polui o ambiente.
Os modelos mais comercializados no País são utilizados para aquecer a água dos chuveiros e das torneiras. Com a energia destinada aos chuveiros elétricos é possível reduzir entre 30% e 50% a conta de luz.
“O aquecedor é o único ‘eletrodoméstico’ que gera lucro, pois o dinheiro investido volta como economia na conta em cerca de dois anos”, argumenta o arquiteto e responsável pela engenharia de aplicações da empresa Soletrol, Sérgio Vasconcelos.
Mais do que economia, essa medida pode contribuir para reduzir o consumo de energia elétrica gasto para aquecimento de água – 6% da demanda nacional, o dobro do que é destinado à iluminação pública. Além disso, desafoga o sistema de energia no horário de pico, o mais crítico do dia, em que um maior número de pessoas depende da eletricidade para o banho.
De acordo com Vasconcelos, qualquer região, desde que tenha radiação, pode receber o aquecedor . “Não há local onde não se possa instalar em nosso país”, garante.
E para aqueles que perguntam como tomar banho quando está chovendo, a explicação é simples. Um aquecedor solar é composto por um reservatório, que armazena a quantidade de água a ser utilizada durante um dia.
Essa água passa pelos coletores, que recebem a radiação solar e aquecem a água do sistema.
A água se mantém aquecida para uso no imóvel durante 24 horas.
“Mas a temperatura da água no reservatório pode chegar a 60 ºC e precisa ser misturada com água fria para ficar adequada ao banho”, explica Vasconcelos.
Mesmo com a perda da temperatura ao longo do dia, ainda é possível ter banhos agradáveis. Caso ocorra mau tempo, o usuário poderá ligar o sistema auxiliar.
A maioria dos aquecedores já vem com um sistema elétrico como segunda opção, mas também é possível utilizar o sistema à gás .
Uma família com quatro pessoas, por exemplo, deverá utilizar um equipamento de 400 litros de água, que custa cerca de R$ 2.600 na Soletrol (0800-112 274).