21/12/2009

IPTU é o que chega com o maior aumento

IPTU (Foto: Divulgação)
IPTU (Foto: Divulgação)

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) pode ficar até 30% mais caro em 2010 porque a Câmara Municipal aprovou em novembro um projeto que revisa a Planta Genérica de Valores (PGV), base de cálculo para o imposto na cidade de São Paulo. A nova regra tem como objetivo aproximar os valores venais dos imóveis daqueles praticados pelo mercado.

“Atualizar a planta genérica foi uma questão de justiça tributária, até porque existem pontos da cidade que receberam mais investimentos do poder público”, declarou o prefeito Gilberto Kassab.

Como a valorização imobiliária foi bastante expressiva nos últimos anos, em especial entre os bairros que compõem o centro expandido da capital, muita gente vai sentir este efeito quando receber o boleto do IPTU em janeiro. O reajuste médio no imposto vai ser de 21%, informou a Prefeitura. Porém, pode chegar a 30%.

O problema é que, além de o IPTU ficar mais pesado em 2010, não é possível saber ainda quanto ele vai custar – o que impede o cidadão de programar suas contas antes do Natal. A Secretaria de Finanças não sabe informar quando vai colocar à disposição em seu site o novo valor venal dos imóveis, para que o contribuinte possa fazer a consulta.
Portanto, até lá, resta apenas aguardar a chegada do boleto e poupar mais dinheiro para não ser pego de surpresa.

Mas, em relação a outros gastos, o consumidor já pode se programar. Já é possível pedir às escolas a lista de material para o ano letivo de 2010. Assim, uma simples cotação nas papelarias já pode servir para preparar o bolso dos pais para esta despesa.

Por fim, 2010 traz ao menos um alívio – que, ironicamente, é produto da crise. O IPVA ficará até 12,2% mais barato porque a redução do IPI dos carros, concedida pelo governo para estimular as vendas da indústria automobilística na crise, provocou desvalorização dos automóveis e resultou em desconto do imposto.

MAIS CARO – 30% é o reajuste máximo que o IPTU residencial pode sofrer em 2010

LEIA MAIS:

CRISE MUNDIAL NÃO AFETOU AS VENDAS

QUEDA DO DÉFICIT HABITACIONAL

3 Comentários

  1. Sr,Kassab, o sr, esta trilhando o mesmo caminho sem volta de seus antecessores, só aumento de impostos, taxas, etc., etc.,tal e coisa.O que é que o sr, esta fazendo ou fêz, pela saúde, transporte, habitação,eeeeeedddduucação, segurança, etc, etc,.Ainda tem coragem de falar em aumentar IPTU.Não se esqueça as eleições estão por vir por ai.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.