15/12/2012

Jardim no litoral paulista tira partido do terreno acidentado com projeto charmoso

Jardim no litoral paulista tira partido do terreno acidentado com projeto charmoso

Fonte: Revista do ZAP

Localizado numa área com vista para o canal e os morros de São Sebastião, o terreno diante do mar propiciou um projeto despojado

Solo pedregoso e pobre, terreno íngreme e de difícil acesso. Uma área com essas características poderia desencorajar qualquer paisagista. Ao contrário, assim que viu o espaço de 1,5 mil metros quadrados localizado a ao norte de Ilhabela, no litoral paulista, a paisagista Margareth Linhares soube que estava à frente de um grande desafio profissional.

Margareth Linhares / Divulgação

Aumentava a complexidade do projeto a logística – o material seria transportado do continente por balsa. “A gente se deparou com pedras gigantes que não podiam ser retiradas do local nem demolidas, então, o jeito era adequar o projeto para aquela realidade”, relata Margareth.

Margareth Linhares / Divulgação

O trabalho foi desenvolvido durante dois anos, simultaneamente à obra da casa com piscina, executado em duas etapas: na primeira, seleção e plantio de espécies perenes como palmeiras (rabo-de-raposa e triangulares), dracenas, fórmios e frutíferas, e, na segunda, criação de canteiros e plantas floríferas, como ixóras, belas-emílias, lavandas, russélias, estas um pedido especial da dona.

Margareth Linhares / Divulgação

Marcam o projeto paisagístico elementos naturais como dormentes nos degraus das escadas, cruzetas no piso do chuveiro a céu aberto e pedras no muro.

Localizado numa área com vista para o canal e os morros de São Sebastião, o terreno diante do mar propiciou um projeto charmoso e despojado.

“Na ilha com área de preservação vasta, procurei trabalhar o entorno com espécies tropicais e resistentes pois, como a área é elevada, o vento castiga as plantas” diz a autora.

Leia mais:
>> Jardim desenhado: paisagismo une estética e funcionalidade
>> Residencial de luxo investe em grandes jardins sobre a laje

Tags: paisagismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.