13/02/2014

Jardim particular é a grande estrela em projeto de casa na Coréia do Sul

Jardim particular é a grande estrela em projeto de casa na Coréia do Sul

Fonte: Revista do ZAP

A residência chamada Go On Jai foi desenvolvida pelo escritório Iroje Khm em Bundang-gu

Cerca de 20 anos atrás, a Coréia do Sul sediou uma exposição de arquitetura em Bundang-gu, cujas atrações eram casas projetadas por renomados profissionais que formavam uma pequena cidade. A residência chamada Go On Jai foi construída nesse mesmo local e, a pedido do cliente, o projeto deveria fazer uso das antigas estruturas do evento, parcialmente demolidas.

A proposta do escritório Iroje Khm precisaria incluir, ainda, um jardim particular, que permitisse ao morador desconectar-se do lado de fora. Os arquitetos, então, planejaram uma encantadora área verde que é envolvida pela estrutura da casa, de 319,96 m². Repleto de caminhos que levam a diferentes recantos floridos, o jardim é o coração do projeto.

Iroje

 

Para o design da casa foram implementadas quatro tradicionais técnicas coreanas. A primeira chama-se ‘ru’ e é a utilização de pilotis, que forneceram suporte à estrutura e permitiram a construção de uma fachada com aberturas e vista para as montanhas da vizinhança. A outra técnica, ‘mandang’, refere-se à construção do jardim interno, destaque da casa. Em terceiro lugar está o elemento ‘cheoma’, em relação ao telhado característico. Por fim, a técnica ‘doldam’, ou seja, a implementação de paredes com alvenaria em pedra.


IrojeIrojeIrojeIrojeIrojeIroje

Leia mais:
>> Paisagismo reaproveita materiais em prol de áreas verdes sustentáveis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.