02/06/2007

Jardim requer mais cuidados no inverno

Fonte: Jornal da Tarde

Com a queda da temperatura, folhas tendem a ressecar mais; irrigação deve ser controlada

Rogério Assis/AEZap o especialista em imóveisA beleza de sua casa passa necessariamente por ter um belo jardim, o que requer cuidados especiais no inverno

Nem sempre é primavera em um jardim. Até mais do que na estação das flores, o inverno requer um cuidado especial com as plantas. Assim como muitas pessoas ficam com a pele ressecada durante o clima frio, as plantas também sofrem com a baixa umidade e o ar seco, característicos do período. Para preservar a vegetação e a beleza do jardim durante os próximos meses é preciso estar atento e bem informado sobre o controle da irrigação das folhas e da terra.

A designer Camila Fillinger, também sócia-proprietária da empresa de assessoria em paisagismo VerdeVaso, explica que embora o inverno no Brasil não seja tão rigoroso como em outros países, o cuidado com as plantas não pode ser desprezado. “No inverno, por causa do frio, a umidade do ar é menor. Ou seja: o ar fica mais seco. Do mesmo jeito que a nossa pele ressaca, as folhas também ressecam. Por isso, a irrigação das folhas é essencial.”

A dica é borrifar as folhas com água com maior freqüência para hidratá-las melhor e evitar sua pulverização e que elas sequem mais rápido. “No inverno tem mais poluição porque chove menos. Quando você borrifa, além de limpar, você permite que a planta respire melhor”, completa.

Camilla alerta, porém, que não se deve confundir a rega das folhas com a irrigação da terra. “Ao mesmo tempo que tem de borrifar mais no inverno porque o clima é mais seco, também deve-se diminuir a necessidade de água na irrigação, porque a evaporação é menor nessa estação”, afirma. Ela conta que o excesso de água pode causar proliferação de fungos nas folhas e o apodrecimento das raízes.

Transplante e Poda

Segundo Camila, o clima frio é a época ideal para podar algumas plantas como preparativo para a primavera. “Junho, julho e agosto são os melhores meses para podar roseiras para darem mais flor na primavera”, diz. O período de baixa temperatura também é indicado para fazer transplante de plantas como trepadeiras, já que elas entram em dormência (param de se desenvolver). “É a melhor época para trocar a planta de vaso. O transplante pode ser feito com qualquer árvore e arbusto em situação de dormência”, completa a especialista.

Já a manutenção do jardim pode continuar sendo feito a cada três meses com o uso de húmus de minhoca e farinha de osso. “Esses produtos alimentam as plantas e as ajudam a florescer no inverno”, conta Camila. Segundo ela, entre aquelas que dão mais flores durante a estação mais fria do ano estão a azaléia, amor perfeito, ipê rosa e amarelo e jasmim manga. “A manutenção não tem segredo. É sempre cuidar com muito carinho das plantas”, aconselha.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.