24/09/2012

Jardins criados para esta edição da Mostra Casa Nova 2012 ficarão como legado

Jardins criados para esta edição da Mostra Casa Nova 2012 ficarão como legado

Fonte: Revista do ZAP

Casarão histórico da escola Silveira de Souza, local da exposição em Florianópolis, terá um entorno revitalizado por projetos de paisagismos

O casarão da Escola Silveira de Souza, local da Mostra Casa Nova 2012 em Florianópolis, ganhará um entorno que também ficará como legado após o evento, que é realizado pelo Diário Catarinense. A área externa será valorizada com projetos de paisagismo associados a espaços de convívio social ao ar livre.

DivulgaçãoNo trabalho do escritório Jardins & Afins, o gramado central dará lugar a um palco para músicos e outros artistas

Com patrocínio da Pedra Branca e Primavera Garden, o escritório Paesaggio Paisagismo, que tem à frente a paisagista Rita Frizzo e a arquiteta Carolina Boabaid, desenvolverá dois dos jardins: o da fachada e o da gruta.

O primeiro conduzirá a um espaço de linhas retas com bancos e mirante-orquidário — um contraponto à fachada clássica do imóvel. O piso de acesso e do estar será composto por pedras irregulares e grama preta. O ambiente fará parte de uma composição de canteiros mesclando formas regulares e irregulares com plantas de forração, como calateas para valorizar as áreas sombreadas do jardim.

Para o jardim da gruta o acesso também será formado por pedras irregulares, que conduzirá à gruta já existente e que será restaurada, envolta por plantas como bromélias e ripsalis, nos nichos formados pelas pedras na parede da mesma.


Pátio interno da escola funcionará como anfiteatro
Outra área de paisagismo que será mantida com o término da exposição, agregando valor à edificação histórica, é o pátio interno da escola.

“Deixando de buscar mimetismos com a arquitetura antiga vamos trazer traços que representam a marca do presente. O uso como pátio de convívio será mantido, preservando o espaço livre”, destaca a arquiteta paisagista Juliana castro, do Jardins & Afins, escritório convidado pela patrocinadora do espaço Cassol Centerlar.

Conforme o projeto, o pátio da escola será composto por três ambientes: dois estares menores nas pontas e um maior no centro. Vegetação herbácea farta e bancos lineares vão configurar linearmente os espaços. O ambiente central será mantido vazio. O gramado, segundo Juliana, ficará livre para que a criatividade se manifeste no uso desse lugar.

“Cadeiras soltas darão o conforto para os que querem contemplar, descansar, conversar, ler, aprender”, diz.

A junção dos três espaços transformará o pátio em anfiteatro, onde o gramado central pode virar palco para músicos, atores ou leitores, e a plateia poderá estar nos bancos, nos blocos de diferentes alturas e nas varandas da casa que rodeiam o pátio.

SERVIÇO: MOSTRA CASA NOVA 2012
Tema: Casa Nova em sete notas
Local: Escola Silveira de Souza, na Rua Alves de Brito, Centro, Florianópolis
Quando: de 6 de outubro a 11 de novembro

Leia mais:
>> Mostra Casa Nova 2012 em Florianópolis será num casarão histórico tombado pelo município

Tags: eventos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.