10/02/2008

Jovens compram mais casas

Fonte: Jornal EXTRA

Levantamento revela que mutuários de até 30 anos já são maioria

Um levantamento feito pela Caixa Econômica Federal revela que os brasileiros estão sonhando com a casa própria cada vez mais cedo. De acordo com a pesquisa, a maioria das pessoas que dão entrada em financiamentos para comprar um imóvel tem menos de 30 anos de idade.

Segundo a Caixa Econômica Federal, em 1997, 20% dos mutuários tinham até 30 anos, e 44%, estavam com idade entre 31 e 40 anos. Os percentuais das duas faixas etárias se equilibraram em 2002 — 35% cada uma — e, a partir do ano seguinte, os mais jovens passaram a ser maioria entre os compradores de imóveis a prazo.

A tendência se consolidou em 2007: 36% das pessoas que solicitaram crédito imobiliário tinham até 30 anos. Aqueles com idade entre 31 e 40 anos passaram a representar 32% do total de mutuários.

Em entrevista ao “Jornal Hoje”, da TV Globo, da última quinta-feira, o economista Henrique Domingues disse que as dificuldades para a compra da casa própria diminuíram com a estabilidade econômica e o aumento da oferta de crédito, fatores que incentivaram os mais jovens a se tornarem mutuários.

Ainda segundo Domingues, a flexibilização das regras para comprovação de renda também proporcionou um aumento do número de mutuários jovens. Mas ele alerta que os cuidados na hora de fechar a compra valem para todas as idades.

— A principal dica para os novos mutuários é não deixar que o valor da prestação seja superior a 35% de sua renda — disse Domingues.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.