02/08/2006

Kitchen Garden, uma tendência de sucesso

Fonte: Editoria Zap

A preocupação com os jardins tem origem nas antigas civilizações, como no Egito Antigo, onde tinham função medicinal e serviam para o cultivo de ervas utilizadas na cura de doenças e na culinária, sem a preocupação estética.

Hoje os jardins mantém esta tradição, mas ganharam destaque nos projetos de paisagismo e estão sendo explorados a partir de um novo conceito: o “Kitechen Garden.” Essa tendência já faz parte do trabalho do Paisagista Marcelo Faisal, da caminho verde. Para ele “a evolução da arquitetura de interiores para atender nossas necessidades fez surgir novos conceitos e uso dos espaços, transformando cozinha em área de estar”. O prazer de cozinhar e receber os convidados na cozinha transformou o “hobby” em profissão rentável e sofisticada, a de “chefs”. Esses profissionais ganharam novo status, ampliaram o mercado de trabalho e transformaram a cozinha em área de criação.

Para incrementar este cenário, antes relegado a segundo plano, surgiram os jardins de ervas e temperos, que tanto podem ser planejados próximos as cozinhas ou em seu espaço interno, com o uso de jardineiras suspensas ou vasinhos junto às janelas e bancadas, dando um toque especial ao ambiente, reforçando o conceito de “living Kitchen ou Kitchen Garden”, afirma o paisagista.

Além dos temperos Faisal sugere o uso de chás e flores comestíveis, que assumem, também, função decorativa. Lembra ainda que deve-se manter esses jardins sempre bem molhados e com o solo rico em matéria orgânica.

Atualmente os grande supermercados o “Kit culinária”, com vasinhos preparados com condimentos para uso imediato ou com duração máxima de três meses. Mas segundo Marcelo Faisal, “o ideal é replantar os condimentos em terra nova para que possam ser utilizados de acordo com o interesse de cada usuário”. Os condimentos e ervas mais procurados são: salsinha, Hortelã, manjericão, coentro, alecrim, cebolinha erva cidreira e as sofisticadas flores comestíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.