27/06/2013

ESPECIAL INVERNO

Lareiras oferecem aconchego à decoração

Seja a lenha ou a gas, equipamento é sempre um bom motivo para reunir amigos nos dias frios de inverno

Fonte: ZAP Imóveis
Lareira em casa é boa oportunidade para reunir amigos no inverno (Fotos: Thinkstock)

A janela mostra aquela chuva fina e o céu cinza, enquanto dentro de casa a vontade é ficar debaixo do cobertor. A lareira é uma ótima opção para receber os amigos nos dias frios de inverno, assim como cria um clima romântico para os casais curtirem a baixa temperatura dentro do lar.

As lareiras oferecem aconchego aos ambientes. “Seja a gás ou a lenha, ela é sempre um motivo para reunir a família e amigos nos dias frios”, diz a arquiteta e designer Maria Claudia Luna.

No entanto, a sala não é mais o único ambiente da casa que recebe a lareira, de acordo com a especialista. “Os quartos, home theaters e até escritórios já aderiram a este artifício para esquentar o ambiente no inverno”, diz a profissional.

Local onde lareira é instalada influencia no aconchego do ambiente

O mercado oferece diversos tipos de lareiras. “É preciso escolher um bom fornecedor e uma que atenda as necessidades sendo esteticamente harmônica com o ambiente”, recomenda Maria Claudia.

A arquiteta garante que, além da variedade oferecida no mercado ser enorme, as lareiras estão ficando também mais modernas.

Revestimento da lareira pode ser feito com materiais desde pedras rústicas a mármore

 

Lareira pode estar presente discretamente no ambiente

Segundo Maria Claudia, as mais usadas nos dias de hoje são as que usam gel e não necessitam de lenha, instalação, tubulação de gás ou construção.

“Essas lareiras funcionam a partir da queima de gel feito de álcool de cereais”, explica a arquiteta. Maria Claudia afirma que elas oferecem fonte de calor bonita, segura e sem fumaça.

“As lareiras elétricas são mais indicadas para uso interno residencial”, diz a designer. Este tipo de aquecedor oferece praticidade aos proprietários e não emitem fumaça. Já às que são a lenha são as mais propícias a lugares com frio intenso e prolongado.

As lareiras não precisam, necessariamente, transmitir um visual clássico. Na Casa Cor SP 2013, a arquiteta Brunete Fraccaroli usou em seu ambiente “Mil Tons de Cinza” um equipamento feito em aço. A peça, presa pelo teto, confere um visual mais moderno ao espaço.

Brunete Fraccaroli utilizou lareira em aço, da Largrill, em seu ambiente na Casa Cor SP deste ano (Foto: Olivia Caires/ZAP Imóveis)

Lareira ecológica – Quem se preocupa com o meio ambiente pode optar por uma lareira ecológica. Segundo informações do Feirão das Lareiras, elas funcionam com fluido especialmente desenvolvido e licenciado para este fim, a partir do etanol. Este tipo de lareira não produz cheiro nem fumaça.

Acabamento – “O revestimento da lareira depende do tipo de decoração que o ambiente apresenta”, diz Maria Claudia. A profissional afirma que, como o equipamento faz parte do espaço, precisa ser inserido dentro do contexto decorativo.

Equipamento também ganha espaço nas varandas de apartamentos

“Não é toda a decoração do ambiente que precisa ter uma ligação com a lareira, mas fica interessante ter um ou outro objeto que faça menção a ela”, sugere. Maria Claudia lembra que a escolha dos acabamentos vão desde pedras rústicas até mármore para dar um toque de requinte.

Recomendação da arquiteta é que a lenha utilizada esteja sempre seca

A orientação de Maria Claudia é que nunca se utilize a lareira com a válvula fechada, pois desta maneira ela pode produzir fumaça. A lenha tem que estar seca, pois molhada produz fuligem e não brasa.

14 Comentários

  1. Fantásticos os modelos de lareiras apresentadas, porém senti falta de foto de lareira interna em ambiente rústico, tijolos a mostra ou madeira.

  2. a profissional maria claudia que revestimento(parede)esta na foto c0m churrasqueira na parede e poutrna branca.obrigADO

  3. Bom dia à todos..Parabenizo o trabalho de todos os arquitetos, desde já, pois a CASA COR SP 2013 está SENSACIONAL… todos os espaços estão lindo..Neste friozinho agora também fiquei com vontade de ter uma lareira…

  4. SEMPRE FOI MEU SONHO QUANDO ESTIVECE MINHA CASA PROPIA FARIA UMA MAS MINHA CS É PEQUENA VOU CNTINUAR NO SONHO. SÃO LINDAS DEMAIS.

  5. quero receber todas dicas para lareiras, pois estou contruindo e quero colocar uma na sala de estar.

  6. achei maravilhosas essas lareiras, vamos construir uma nova casa e tenho vontade de ter uma lareira mas pensava se combinária com a minha casa…. lindas

  7. Gostaria de ter muito dinheiro para ter uma sala parecida com essas, para colocar uma bela lareira como nas fotos!

  8. Gostaria de saber onde encontrar, no Rio Grande do Sul, as lareiras ecológicas a base de gel ou fluido, esta me interessa mais. Agradeço, Lorena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.