15/04/2007

Laudo técnico é essencial à obra

Fonte: O Estado de S. Paulo

Antes de escolher quem vai executar a recuperação, é preciso um diagnóstico assinado por consultor autônomo

Helvio Romero/AEZap o especialista em imóveisSegurança – Tela de proteção estendida por toda a fachada é um dos equipamentos obrigatórios na obra de recuperação

 

 

 

 

 

 

 

 

Recuperar a fachada do prédio é sem dúvida uma das maiores obras necessárias dentro do condomínio. E justamente por isso deve ser decidida com muito cuidado.

De acordo com o diretor da Compacta Engenharia, Renato Nahas, empresa que atua em recuperação, remodelação e restauração de fachadas há 27 anos, é muito importante que o condomínio contrate um consultor técnico que seja especialista no tipo da fachada a ser recuperada. E na prestação de seu próprio serviço, diz ele, a Compacta também pode se encarregar de contratar esse profissional. O papel desse consultor será emitir um laudo técnico especificando em detalhes o problema e a solução a ser adotada.

O diretor da administradora de condomínios Artrax, João Luiz Annunciato, vai pelo mesmo caminho. A emissão do laudo é a providência que toma quando há o caso de algum cliente precisar de restauração na fachada do condomínio.

“O método de receber vários orçamentos sem ter o laudo como referência é ruim, porque vão aparecer valores muito diferentes e não há garantia de que o serviço seja bem feito”, esclarece Annunciato.

No caso de ser uma repintura, por exemplo, a Artrax chama um fabricante de tintas para dar por escrito as instruções necessárias ao serviço. Em seguida, a equipe técnica da administradora retira as marcas comerciais dos produtos indicados e elabora o laudo técnico propriamente dito, que será levado então à assembléia de condôminos.

“Na assembléia, os participantes só precisarão decidir sobre preço e condições de pagamento, em cima de propostas de empresas, todas relacionadas ao serviço que está no laudo.”

Caso se trate de uma fachada com revestimento (cerâmico, granito, mármore, etc), é então chamado um fabricante do revestimento específico.

Importante

Considerando a obra em si, o diretor da Invescon Arquitetura & Construção (que presta serviços de recuperação), Carlos Marcelino, enfatiza que o fator mais importante nas restaurações das fachadas é sempre a preparação para o acabamento, “ou seja, o hidrojateamento, os fundos e os impermeabilizantes, que serão fatores determinantes para a qualidade do serviço.”

Serviço

Artrax – 6915-0844;

Compacta – www.compactaengenharia.com.br;

Invescon Arquitetura & Construção – 5049-3746

Veja qual é a solução a executar em alguns tipos comuns de problemas

Abaixo, seguem explicações do diretor da empresa Invescon , Arquitetura & Construção – que presta serviços de recuperação de fachadas – Carlos Marcelino, sobre o problema mais comum que pode ocorrer na fachada de qualquer tipo, que é a infiltração de água, e a solução de recuperação, aí sim considerando o material aplicado na fachada do prédio.

Dependendo da altura do edifício, a sua estrutura é dinâmica, se movimenta, o que pode causar fissuras ou trincas provocando infiltrações de água, atingindo as armaduras (ferro), quando for do concreto armado.

Tipos de fachada:

alvenaria com revestimento tradicional. Solução – por ordem: hidrojateamento – limpeza ; tratamento da armadura e alvenaria; aplicação de um fundo preparador ; aplicação de impermeabilizantes; e aplicação de tinta látex acrílico.

alvenaria com revestimento de argamassa travertino. Problema muito semelhante ao anterior, porém, com solução distinta: hidrojateamento. Após esta etapa, há a necessidade da remoção das placas ou painéis por inteiro. Não é recomendável fazer reparos localizados na fachada. O material utilizado é próprio e de fabricação adequada para este tipo de acabamento.

cerâmica (pastilhas). solução: hidrojateamento; remoção das placas cerâmicas soltas ou pastilhas para o tratamento do substrato e por último a colocação de novas pastilhas recortadas em placas.

concreto aparente: tem um processo de recuperação extremamente técnico. Solução: hidrojateamento ; processo de Lixamento mecânico (utilização de lixadeiras) para remoção de verniz ou resina acrílica. O tratamento da estrutura é igual aos anteriores. Porém, o material utilizado é totalmente restrito a este tipo de fachada.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.