31/08/2015

Entenda como funciona o lençol térmico

O lençol térmico deve ser utilizado diretamente no colchão, como se fosse um forro

Fonte: Revista do ZAP

O lençol térmico pode ser um belo aliado nas noites de inverno, mas é necessário entender o funcionamento desse tipo de roupa de cama e adotar alguns cuidados para o uso correto e seguro.

lençol térmico
Lençol precisa ficar bem esticado por cima do colchão (Foto: Shuttterstock)

+ Veja decoração de quarto inspirado na vida da atriz Brigitte Bardot

+Veja 12 dicas para ter uma cama mais aconchegante

O lençol térmico é formado por duas camadas de tecido que envolvem uma resistência. Segundo Charles Orlandi, que atua em uma empresa que produz este item, quando instalada, a resistência parece uma grande serpentina e gera calor para toda a região do lençol.

Por ser totalmente encapada, não oferece risco de choque. E para garantir a segurança dos consumidores, o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) exige que somente os produtos com a sua certificação sejam comercializados.

Rafael Kronbauer, diretor técnico de uma empresa que fabrica lençóis térmicos, explica que a peça deve ser utilizada diretamente no colchão, como se fosse um forro.

Lençol térmico pode ficar abaixo de lençóis comuns e edredom
Lençol térmico pode ficar abaixo de lençóis comuns e edredom (Foto: Shutterstock)

Por cima dele podem ser colocados os lençóis normais e os cobertores. Além disso, o lençol precisa ficar bem esticado por cima do colchão. Suas extremidades são presas com elásticos firmes, isso garante que o calor seja bem distribuído por toda a área e que não haja um aquecimento excessivo em nenhuma das partes.

Existem lençóis térmicos no mercado para todos os tamanhos de colchão: – king, queen e cama de casal convencional. E o produto varia também de acordo com suas funções.

Segundo Orlandi, o mais vendido hoje em dia é o que possui duas variações de temperatura. São ainda comercializados lençóis sem regulagem (ou seja, somente liga/desliga), com ajuste para mais temperaturas e, inclusive, com timer para que se possa programar o desligamento.

cama de casal
Lençol térmico é usado como uma capa de colchão (Foto: Shutterstock)

De acordo com Kronbauer, a temperatura máxima que os lençóis atingem é de 37º C. E, para atingir o aquecimento, são necessários, em média, 20 minutos.

Manutenção e cuidados

“Hoje os produtos são seguros”, garante Orlandi. No entanto, exigem alguns cuidados. Assim como não sairíamos de casa deixando o fogão ligado, não podemos fazer isso com um lençol térmico, por exemplo. Confira algumas orientações:

– Não ligue o lençol quando estiver dobrado. Como a resistência é distribuída em toda a estrutura do produto, se for acionado sem estar esticado, pode haver superaquecimento. Isso também justifica a impossibilidade de usarmos um lençol menor do que o tamanho do colchão. Por não conseguir ser fixado em todas as extremidades da cama, já que é mais curto, o produto acabaria ficando enrugado, gerando o risco de aquecimento excessivo;

– Não tente fazer emendas caso o fio do lençol se rompa. Leve para o fabricante, que tem o conhecimento necessário para qualquer conserto;

– Para lavar o lençol, deixe-o de molho. Os fios não podem ser molhados – um saco plástico pode evitar o contato deles com a água, por exemplo. Caso você queira escovar o lençol no tanque, passe a escova no sentido dos fios. A secagem deve ser ao natural. Não torça, nem passe ou vaporize o produto;

– Caso a cama seja utilizada por pessoas com problemas no controle das necessidades fisiológicas, utilize uma proteção impermeável sobre o lençol térmico. Isso aumenta a vida útil do produto.

+ Quartos femininos com estilo: Veja qual é o seu

 

+ Qual o melhor tipo de colchão, espuma ou molas

+ Como elaborar a decoração de quarto de casal

+ Guarda-roupa também faz parte da decoração. Veja modelos

+ Saiba quais são as tendências de cabeceira de cama

+ Saiba como eliminar ácaros do quarto

+ Como fazer a decoração de quarto de solteiro sem erro

+ “O Pequeno Príncipe” inspira decoração de ambientes. Veja

+ Veja objetos de decoração lançados em feira de design de SP

+ Pastilhas na decoração: Veja 5 dicas de como usar

+ Confira 18 dicas de decoração de varandas

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

4 Comentários

  1. Porque o lençol depois um certo tempo em uso, passa e liberar eletricidade, fazendo com que sinta um zunido, é ao passar a mão ou um simples contato com a outra pessoa que está sobre o lençol, sinta uma estática?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.