13/04/2007

Locação de galpão é bom negócio

Fonte: Jornal da Tarde

Esse tipo de imóvel tem melhor rentabilidade do que residências, e os contratos são maiores

Agliberto Lima/AEZap o especialista em imóveisMercado de galpões industriais tem boas opções para locação, principalmente na beira das rodovias

Quem busca rentabilidade com imóveis para alugar pode estar sentido-se ameaçado pela grande oferta de financiamentos imobiliários, pois fazem com que os antigos inquilinos consigam facilidades para adquirir a casa própria.

Se a idéia é continuar investindo nesse mercado, a hora é de diversificar e apostar em novos nichos que garantam bons lucros e ofereçam boa demanda. “Esse é um bom momento para investir em galpões industriais. Além disso, existe muito mais procura do que oferta”, alerta o diretor de vendas da consultoria Jones Lang LaSalle, Pedro Candreva.

O mercado para esse nicho é bem variado e pode comportar desde construções de 1.000 m² até 150.000 m². “Existem opções para todos os bolsos”, afirma Candreva.

Ao investir nesse segmento, é preciso levar em consideração que o lucro virá em forma de aluguel, já que a maioria das empresas não adquire grandes imóveis, aluga. Mas, a rentabilidade para esse tipo de locação varia de 15% a 18% ao ano e supera o porcentual que é cobrado no aluguel residencial. Enquanto a locação de uma casa rende de 0,6% a 0,8% do valor do imóvel por mês, a de um galpão fica entre 1,2% a 1,5%.

Outra vantagem para os proprietários desse tipo de imóvel é que o contrato de locação não responde à Lei do Inquilinato, e a maioria é negociada com prazos de cinco a dez anos. “Alguns casos podem chegar a até 20 anos”, garante o diretor de vendas.

Outro diferencial a favor do investidor é a possibilidade de construções sob medida – build-to-suit. Nesse caso, quando uma empresa necessita de um centro de distribuição em algum local e não encontra o imóvel adequado, é fechado um contrato com o construtor de galpões para que seja feito de acordo com as necessidades do cliente. “E aí é melhor ainda para poder estender o prazo do contrato de locação e garantir a renda por mais tempo”, diz Candreva.

Os melhores locais para a construção desses imóveis é a região de Jundiaí, do começo da Rodovia Anhangüera até Limeira – essa foi a região que mais cresceu nos últimos dez anos, de acordo com a consultoria. Assim como a área próxima a Jundiaí, o local para se construir galpões e conseguir mantê-los sempre alugados, são as regiões que permitem acesso aos eixos viários e que possa escoar o transporte para todo o país.

Mas, diferente dos antigos armazéns que ocupavam bairros centrais da Capital como Mooca e Vila Leopoldina, as construções agora precisam ser modernizadas e ‘inteligentes’. As plantas devem atender à demanda atual das empresas. Por isso, antes de investir no mercado é preciso contar com uma assessoria especializada para não errar o alvo.

Leia também

Valor do m2 para locação varia 800%

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.