12/09/2011

Lojas investem em móveis feitos com cordas de diversos materiais

Fonte: O Globo

Que corda para se enforcar que nada! Nas mãos dos designers, as cordas, de todos os tipos e espessuras, estão originando criações inusitadas e se transformando em móveis que podem fazer a diferença em qualquer ambiente.

Mesa da série Entrelaçados, de Jonhy Creimer
Mesa da série Entrelaçados, de Jonhy Creimer

O paraibano Sérgio Matos, por exemplo, aproveitou a indústria de cordas de algodão para fabricação de redes de sua terra, Campina Grande, e criou a poltrona “Balão”, que por aqui pode ser encontrada no showroom Hetty Goldberg. Afinal, nada mais natural para um morador da cidade que tem uma das maiores festas de São João do país do que se inspirar nos balões de festa junina. Mas a peça, ainda bem, tem os pés bem fincados no chão e não corre o risco de sair voando por aí…

Nas peças da série “Entrelaçados”, os fios são de aço e polipropileno preto, branco e colorido que formam de luminárias a seis modelos de base para mesas de jantar, de centro e lateral, em formato oval ou circular, produzidas em aço ou MDF laqueado. Reunidas num dos ambientes da mostra “Morar mais por menos”, as criações do arquiteto Johny Creimer usam um sistema de encaixe sem um só ponto de solda, cola ou parafusos. Um dos exemplos é a mesa de centro com base em polipropileno branco fotografada no espaço dos arquitetos Patrícia Causin e Erik Matsumoto.

Já o designer Jader Almeida mistura madeira com cordas de nylon em criações como a poltrona Euvira, que acaba de chegar à Arquivo Contemporâneo. E há peças ainda mais inusitadas, como o sofá Antropófago, de Pedro Franco, que recebeu esse nome por lembrar uma boca.

Cordas de nylon na poltrona Euvira, de Jader Almeida
Cordas de nylon na poltrona Euvira, de Jader Almeida

Os brasileiros seguem uma tendência que apareceu com tudo na última Feira de Milão. Foi lá que a Hermès lançou uma linha de móveis que une cordas de couro e madeira marchetada e a Missoni Home renovou a coleção com cordas de barco apresentada no ano passado. Já na Feira da Suécia, a peça mais badalada foi a “Alvisilkchair”, da designer Asa Karner, que fez uma trama com cordões de seda. Relax total, sem enrolações!

LEIA MAIS:

Lançamentos para cozinha esbanjam cor e criatividade

Famílias gastam até 20% do valor do imóvel para mobilizar a casa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.