04/12/2015

Lugares inusitados também podem abrigar sua horta

Saiba também alguns cuidados necessários para fazer o plantio dos vegetais

Fonte: Revista do ZAP

Atualmente, existe uma forte tendência de decorar e fazer coisas em casa no estilo ‘faça você mesmo’. Isso também se reflete nas hortas caseiras. Há muitas pessoas que adaptam objetos que já têm em casa para criar sua própria horta e elas podem ser colocadas em lugares inusitados.

Hortas em regadores e baldes (Foto: Thinkstock)

Na opinião da arquiteta Adriana Victorelli, uma dessas possibilidades é utilizar cômodas de madeira para fazer uma horta na varanda do seu apartamento.

+ Confira 18 dicas para montar uma horta em casa

+ Veja dicas para fazer uma horta em apartamento

Saiba também alguns cuidados necessários para fazer o plantio dos vegetais

Outra opção é adaptar uma sapateira simples, dessas compradas em feiras livres, para fazer uma horta vertical.

Temperos plantados em escorredores de macarrão (Foto: Divulgação)

No entanto, alguns cuidados são necessários antes de plantar os vegetais na cômoda de madeira. “Primeiro, você deve se certificar de que o móvel é resistente. Depois, é preciso impermeabilizar a madeira para que não estrague por causa da umidade. Também é necessário drenar as gavetas para a passagem de água”, avisa Adriana.

Pneus são usados o lugar dos vasos (Foto: Divulgação)

No caso da sapateira, as plantas ou hortaliças devem ser colocadas nos próprios vasinhos dentro dos buracos da sapateira para não criar muita umidade e estragar a peça.

“Outro lugar inusitado para plantar pode ser um pneu, porém, é preciso tomar cuidado com a umidade, pois há o risco de acumular água”, alerta a arquiteta. Até mesmo panelas e chaleiras velhas, canecas, botas, luvas ou latas podem ser usadas. Basta abusar da imaginação!

É possível plantar também em canecas (Foto: Divulgação)

Adriana orienta ainda sobre o que é preciso ter para fazer a horta. “São necessários vasos ou floreiras de cimento, barro ou plástico, terra já preparada e adubada, pedras, cacos de tijolos, de vasos ou argila expandida, manta para jardinagem e, naturalmente, mudas de temperos à sua escolha”, finaliza.

+ Aprenda a decorar sua casa com flores naturais

+ Decore sua casa com orquídeas e deixe os ambientes mais charmosos

+ Aprenda a regar as plantas em períodos de economia de água

+ Plantas que ficam em ambientes internos merecem cuidados

+ Decore sua casa com orquídeas e deixe os ambientes mais charmosos

 + Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Tags: horta

70 Comentários

  1. Achei bacana a criatividade e lindo , mas na prática, não funciona, pois estas ervas necessitam de lugar arejado e sol, para que ela possam sobreviver, e serem molhadas pelo menos duas vezes ao dia…Caso contrário, morrem facilmente…..

  2. Gostei muito da matéria. Aproveito para consultar onde poderei obter mais informações sobre como fazer uma horta em casa para alface,tomate, couve, etc…, com baixo custo e espaço reduzido. No aguardo de sua resposta.Abraços.

  3. PERFEITO !!!!TENHO EM CASA E FUNCIONA MUITO BEM..BASTA REGA-LAS 2 VEZES POR SEMANA…E TERÁ ERVAS FRESCAS…PARABÉNS

  4. Olá Francisco, bom dia. Você confere outras dicas para fazer uma horta em casa na matéria a seguir: Confira dicas para fazer uma horta no apartamentohttp://revista.zap.com.br/imoveis/voce-ja-pensou-em-fazer-uma-horta-no-seu-apartamento/

  5. Lindinhos…adorei…estou montando minha hortinha em casa e cada diga é infalível e ajuda bastante.

  6. Idéias originais, gostei muito, principalmente do escorredor de macarrão. Só não entendi como vai drenar a água das canecas…eu tenho tomate alecrim, coentro salsa, cebolinha. Quero plantar outras coisas.

  7. É muito bacana, só que na revista. Temperos precisam de local arejado, todos são de sol ou meia sombra ( 3/4 horas de sol por dia), excelente drenagem, terra de boa qualidade e cuidado constante. Quem quer horta de ervas tem que colher. pois senão ela fica fraca e morre.E a rega vai variar da localização. Não existe uma regra igual de hidratação para todo mundo.

  8. Amei! Todas as ideias são lindas, a a da canea é bem original! Vou ler melhor um tutorial na internet e tentar fazer na minha casa!

  9. Quero instruções como plantar ervas para condimentos: manjericão, pimenta, alecrim, salsa, cebolinha etc…..

  10. BIA! ADOREI A IDEIA, PARABÉNS AS CANECAS,ESTÃO LINDAS!!!!!!!!! A APROVEITANDO PRECISO DE IDEIAS PARA MEU JARDIM! TA MUITO FEIO… ABRAÇO…

  11. …eu sempre coloco em vasos verduras que vem com raiz .tenho cebolina ,almeirão que até deu flor ,a salsinha ,minha morreu e estou olhando no sacolão outra com raiz pra colocar no lugar…boa horta para todos….

  12. gostei da caneca mais não e preciso ter foros pra que a agua saia eu gosto muito de horta amei esta idea

  13. OBA! Adorei. Achei muito lindo o usa de canecas para o plantio de ervas para tempero. Vou plantar e colocar na janela da cozinha, local arejado e que bate um pouco de sol. Espero ter sucesso no plantio.

  14. Adorei a idéia. Vou plantar e colocar na janela da cozinha,lugar arejado e com pouco sol. Obrigado pela dica.

  15. Ameiiii!! vou fazer uma horta com as xicaras pneus fantástico Parabéns vcs são demais muitíssimos criativos eu amo criatividade vou enviar a vcs que eu tenho tbm!!!

  16. Adorei a ideia das canecas,gostaria de saber como se planta e a rega ? temos que fura-la ? Herondina

  17. amei a ideia, mas nas canecas como fazer pra drenar a agua,tem que colocar a manta? e no escorredor tbem tem que colocar manta? obrigado

  18. Concordo com a Gina e a Cláudia: não só ir plantando e tudo bem, sou “viciada” em plantas aromáticas e elas são super delicadas, mesmo com cuidados morrem facilmente, não dá ficar só de enfeites, tem que colher. Qualquer coisa serve de vasos, dêem uma olhada nas lojas de R$1,99 e usem a criatividade. A minha dica para quando foi usar um “vaso” grande e não quer enchê-lo ele todo de terra pois ficar pesado, coloque folhas e gravetos até a metade e depois o material propriamente dito.

  19. Achei a sugestão dos pneus linda e aproveitável. Só gostaria de saber o que foi colocado no fundo dos pneus sobrepostos.

  20. como que faz pra dar vazão nas canecas? e o pneu qual a sustentação da terra do pneu que fica por cima?

  21. Amei todas as dicas. Adoro plantas. É nossa natureza q Deus nos deu. Gostei d+ da sugestão em canecas e gostaria de saber mais como fazer, quais tipos de adubo e como regar. Espero retorno.

  22. Adorei…, simplesmente maraa…Estamos construindo uma casa na Região dos Lagos, temos espaços para criar…As canecas meu marido fez um furo na base dela, ficou mt linda a minha cozinha. Parabéns!!!

  23. Gente, vocês não respondem as dúvidas dos internautas não! Então pra quê o espaço de dúvidas? Que falta de profissionalismo hein! Tô fora e decepcionada. Nem deixei minhas dúvidas, porque sei que vocês não respondem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.