17/04/2013

Luminária inspirada em joão-bobo balança, mas não cai

Luminária inspirada em joão-bobo balança, mas não cai

Fonte: Revista do ZAP

A fool, criada pelo designer Fernando Prado para a empresa lumini, convida o usuário a brincar com suas posições

O designer Fernando Prado, da empresa lumini, inspirou-se no balanço do boneco joão-bobo para criar a fool, uma luminária de mesa que balança para todos os lados, mas não cai. Lúdica, ela convida o usuário a brincar com suas posições e movimento de pêndulo, direcionando o facho de luz. Ao mesmo tempo, a peça funciona perfeitamente como um abajur. Disponível em dois tamanhos – fool e minifool – a peça se adapta a diferentes tipos de ambientes.

fool-lumini-luminária-fernando prado


 

O segredo da fool é o equilíbrio entre o peso dos componentes: uma base metálica maciça e uma cúpula de feltro muito leve, que possui um sistema de encaixe como um quebra-cabeça. Essa diferença de densidade entre as partes permite o correto balanço da peça.

fool-lumini-luminária-fernando prado


 

“Na verdade, a ideia é simples, mas o desenvolvimento foi complexo. Não foi tão fácil chegar ao resultado final. Tivemos que realizar um estudo sobre a distribuição de pesos e o formato adequado”, explica o designer. O movimento da fool pode ser iniciado com apenas um toque.  A peça balança como um pêndulo e, graças a um pequeno chanfro situado na parte inferior da base, volta para a posição vertical. 

fool-lumini-luminária-fernando prado


 

A fool oferece uma iluminação confortável que muda de direção de acordo com a sua inclinação.  E possui também um dimmer sensível ao toque que regula a luz em três níveis de intensidade. Além disso, vem com um suporte que permite ser posicionada de forma fixa horizontalmente ou em outro ângulo desejado.

No vídeo abaixo o designer Fernando Prado fala um pouco mais sobre a fool. Confira:


Leia mais:
>> Luz conceitual: empresa italiana apresenta luminárias que exaltam o movimento
>> Luminárias em forma de nuvem trazem um pedacinho do céu para dentro de casa
>> Dicas para escolher a luminária ideal
>> Iluminação e estilo com abajur de parede

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.