09/03/2015

Luz para quarto de bebê deve trazer conforto. Saiba escolher

Fita de LED é uma das opções que ajudam a acalmar a criança

Fonte: Revista do ZAP

Fita de LED é uma das opções para a iluminação do quarto e que ajuda a acalmar a criança

Atualmente existem muitos tipos de luz para iluminar o quarto de bebê. Mas é necessário ter conhecimento técnico.

Segundo o arquiteto Anderson Schmidt, uma das opções mais utilizadas para criar efeitos de luz, chamar a atenção e entreter o bebê é a fibra ótica. “Normalmente a usamos embutida no forro, criando o efeito de céu estrelado, deixando os pontinhos acendendo intermitentemente para representar as estrelas”, ensina.

luz para quarto de bebê
Pontos de fibra ótica decoram e dão a sensação de céu estrelado (Fotos: Divulgação/ Pinterest)

 

+ Veja ideias para decorar o quarto do bebê com cores escuras

+ Saiba quando é preciso trocar a decoração do quarto de seu filho

Outra alternativa são as fitas de LED RGB, que fazem todo o ambiente mudar de cor conforme o gosto e a necessidade. Essa tecnologia pode ser empregada para cromoterapia, que serve principalmente para acalmar o bebê.

As lâmpadas de LED, que evoluíram muito de três anos para cá, não emitem raios UVA e UVB, que aquecem o ambiente. Além disso, têm vida útil longa e permitem a dimerização (uso de intensidades diferentes de luz).

luz de quarto de bebê
Fita de LED ajuda a deixar o ambiente mais aconchegante

O arquiteto Gerson Fernandes Brancalião também sugere usar luz de LED. “Apesar de serem mais caras na compra, elas são mais econômicas no longo prazo. Com a luz de LED uma lâmpada de 60 watts já é suficiente para um ambiente de 13 metros quadrados, por exemplo”, calcula.

“Sugiro o uso de uma luz mais amarelada ou até mesmo luminárias com lâmpadas verde-claras e opacas. Vale ressaltar que o verde-claro acalma e isso contribui para o sono do bebê”, aconselha.

luz para quarto de bebê
Luz de LED destaca os detalhes na decoração, como os itens infantis colocados nos vãos da parede, ao lado do berço

“Para dormitórios com pé direito com mais de 2,30 m o uso de sanca com uma luz central forte para o dia também é interessante”, sugere Brancalião.

“É importante lembrar que o ideal é sempre trabalhar com iluminação indireta para não ofuscar os olhos do bebê, que quase sempre está olhando para cima”, alerta Schmidt.

fita de led no quarto do bebê
Fita de LED ajuda a decorar e a iluminar o quarto de bebê

Na opinião do arquiteto, as lâmpadas fluorescentes e dicroicas não são ideais para esse caso, por vários motivos técnicos e psicológicos, pois afetam os bebês, crianças em fase de crescimento e até adultos.

“A iluminação ideal depende muito do projeto de interiores, pois podemos criar sancas iluminadas, iluminação com efeitos, como as fitas de LED RGB, ou mesmo iluminação focada. Tudo dependerá do layout do quarto e do tipo de decoração”, conclui Schmidt.

 

+ Conheça a decoração do quarto de bebês famosos

+ Combine a decoração com brincadeiras de criança por menos de R$ 500

+ Leve a diversão da Peppa Pig para o quarto do seu filho

+ Decore o quarto de sua filha com o tema Frozen

+ Veja dicas para decorar um quarto de bebês gêmeos

 

 + Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.