22/06/2011

Madeira é a protagonista na decoração de praia

Madeira é a protagonista na decoração de praia

Fonte: Revista do ZAP

Casa mistura referências das construções toscanas e de residências mais antigas do litoral brasileiro

Pensada para as férias de uma família (um casal com dois filhos adolescentes) de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, esta casa de 352m² em Torres, no litoral norte do RS, ganhou uma ampla área de lazer anexa à piscina, mas que também pode ser vista como uma extensão da área social.

Projetada pelo escritório de arquitetura e engenharia Paulo Guerra, que também cuidou da execução da obra, a residência em alvenaria rebocada, que ficou pronta para o veraneio de 2010, ocupa um terreno de 980m². Seu estilo mistura referências das construções toscanas e de residências mais antigas do litoral brasileiro.

– Os proprietários queriam que a casa tivesse avarandados que permitissem o melhor aproveitamento da área externa, o contato com a natureza e a integração da área social com a piscina – conta o engenheiro e arquiteto Paulo Guerra.

Para que os proprietários pudessem curtir o veraneio ao ar livre, a casa de dois pisos ganhou amplas varandas em toda a sua extensão. Na parte voltada para a piscina e para o jardim interno, ela forma um L e se alarga, recebendo três ambientes: um estar, um bar com churrasqueira e um espaço para refeições ao ar livre.

madeira verão pense imóveis

No contorno da piscina de 4m x 8m, deque em itaúba e calçada com pedras de cimento atérmico. Para acomodar os moradores, espreguiçadeiras, mesas e cadeiras de alumínio com pintura eletrostática branca.

– Como o casal gosta de receber os amigos em casa e de estar em contato com a natureza, o projeto foi norteado pela ideia de integrar os ambientes com o jardim – pontua Guerra.

Nos três espaços que ocupam a varanda, destaque para o uso da madeira de demolição em todos os móveis, executados por um marceneiro. O mesmo material fi gura com destaque na decoração da área social da residência, que é em L e acomoda outros três ambientes integrados: sala de estar e TV, sala de jantar e cozinha.

madeira verão pense imóveis

As varandas foram projetadas com a estrutura do telhado (em itaúba) aparente. Para o piso, foi escolhido porcelanato rústico antiderrapante. Sobre a churrasqueira, destaque para duas obras de ferro do escultor Rogério Baierle. A pia, que, como os móveis e a moldura da churrasqueira, é em madeira de demolição, recebeu tampo de granito amarelo-ornamental.

– Os proprietários gostam de madeira de demolição e por isso quiseram inseri-la na decoração para imprimir um ar de rusticidade à casa – conta Guerra.

Quando não está curtindo o veraneio ao lado da piscina ou à beira-mar, é na sala de estar e de TV que a família se concentra. Com pé-direito alto, a sala conta com projetor que alcança até 100 polegadas e home theater que servem à família.

– O proprietário foi DJ e teve uma das primeiras locadoras de filmes do Estado. Todos na família gostam de assistir fi lmes – explica Guerra.

móveis madeira verão pense imóveis

Dois sofás – um em couro sintético marrom e outro de sarja cinza-claro – e poltronas de chenile listrado acomodam os proprietários e seus convidados. A lareira é ornada com madeira de demolição e granito marromimperador. No alto do pé-direito, que se funde com o forro inclinado de itaúba, destaque para a obra de Rogério Baierle.

Leia mais
>> Confira o especial de verão do Pense Imóveis
>> Alugue uma casa de praia no litoral do RS
>> Aproveite a temporada nas praias de SC

Tags: arquitetura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.