29/06/2005

Madeira é aposta certa

Fonte: Editoria Zap
Zap o especialista em imóveis Zap o especialista em imóveis

A madeira deixa os ambientes acolhedores e tem a vantagem de combinar com tudo. Por isso, é ainda o piso mais utilizado nos espaços sociais. As áreas molhadas, porém, como cozinhas e banheiros, não se adaptam bem a esse tipo de revestimento: a umidade e a água podem infiltrar no piso e danificá-lo.

Tábuas, tacos e parquês
Entre os três tipos de assoalho – tábuas, tacos e parquês -, há uma grande variedade de cores e texturas. As madeiras escuras, porém, são mais resistentes, movimentam-se menos, e, em geral, não costumam ser atacadas por cupins. Encontram-se produtos feitos de jatobá, cabreúva, muiracatiara, angelim, pau-marfim e cumaru, entre outras espécies de madeiras.

Antes da compra, é importante verificar se o produto passou por processo de secagem em estufa e recebeu proteção contra a ação de xilófagos (insetos que roem madeira e dela se nutrem). Quando recebe esses cuidados, os pisos de madeira têm durabilidade que pode chegar a 50 anos. A instalação deve ser feita em contrapiso de argamassa nivelado, liso e seco. Antes, no entanto, recomenda-se impermeabilizar o contrapiso, evitando que o material entre em contato com a umidade e, com isso, apodreça. A cada sete anos, em média, indica-se uma raspagem, para retirar eventuais riscos, e a reaplicação do acabamento.

No caso das tábuas, são vendidas em réguas com larguras variáveis entre 10, 15 ou 20 cm. Podem ser feitas outras larguras sob encomenda. Encaixadas com o sistema macho-e-fêmea, são fixadas diretamente sobre o contrapiso, laje ou barrote (sarrafos de madeira chumbados no contrapiso). Lembre-se de que quanto menores forem as réguas e a distância entre cada ponto de fixação, menor a possibilidade de a madeira apresentar rachaduras, empenamentos ou dilatações.

Os tacões e tacos são colados com cola à base de PVA. Têm geralmente 2 cm de espessura e comprimento que varia de 30 a 42 cm e largura, de 5 a 10 cm. Com eles, é possível fazer as mais variadas paginações, basta soltar a imaginação. Há um tipo especial de taco, chamado parquê, com 1 cm de espessura. Seu comprimento é de 12 cm, e a largura, de 3 cm. Como é um material muito delicado, ele vem em placas prontas de 24 cm por 24 cm para facilitar a instalação. Depois de instalados, os tacos ou parquês são raspados, calafetados e recebem sinteco, bona, seladora ou cera.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.