26/08/2008

Maior feira sobre concreto da América Latina tem 250 expositores

Fonte: Editoria Zap

Os visitantes vão poder conferir até o dia 29 de agosto os lançamentos do setor, como o concreto translúcido, a solução de obra de baixo custo e o andaime multidirecional

DivulgaçãoZap o especialista em imóveisPara esta edição são esperados 12 mil profissionais ligados ao setor

Começa nesta quarta-feira (27), a segunda edição da Concrete Show South América 2008, maior feira de concreto da América Latina. Diante do bom momento do setor, a expectativa é que sejam gerados R$ 250 milhões em negócios. Mais de 250 expositores utilizarão os 20 mil m² da feira para apresentar as novidades de produtos, equipamentos e serviços do segmento.

Além disso, profissionais da construção civil poderão participar do 2° Concrete Congress, evento paralelo que terá mais de 80 palestrantes nacionais e internacionais.  A feira da promotora Sienna Interlink tem o objetivo de interligar mercados e fomentar a cadeia da construção civil.   O evento acontece de 27 a 29 de agosto, no Transamérica Expo, em São Paulo.

A construção civil é um dos grandes alavancadores da economia brasileira. No primeiro trimestre de 2008 o PIB da construção cresceu mais que o da indústria, teve alta de 8,8% e o da indústria 6,9%. Este bom momento do setor despertou o interesse de empresas de vários países para o evento. “As empresas internacionais já representam 20% dos expositores da feira, um crescimento de 200%”, conta Claudia Godoy, diretora da Sienna Interlink.

Palestras

A grade de seminários, workshops e palestras do 2º Concrete Congress cresceu 33% em comparação a edição anterior. Entre os 80 palestrantes estão importantes nomes da arquitetura brasileira como Ruy Oktake e Carlos Bratke, além de alguns ícones da engenharia mundial como o francês Philippe Livernete, o mexicano Fernando Mayagoitia Witron e os americanos Peter Alexander e Howard Hohmann. O 2º Concrete Congress acontece nos dois primeiros dias da feira, 27 e 28 de agosto, nos auditórios.

Outra novidade é a certificação da Concrete Show South America como a primeira feira de construção civil com o selo “Evento Responsável”. O conceito do programa “Evento Responsável” foi desenvolvido pela empresa Reclicagem com o objetivo de diminuir os impactos ambientais do evento e promover ações para difundir a sustentabilidade envolvendo expositores e visitantes. Dentre as ações estão o gerenciamento de resíduos produzidos pelos expositores e visitantes, processo de neutralização de carbono proveniente do evento, treinamento e conscientização de todos os envolvidos na operação da feira.

Na última edição da Concrete Show South America estiveram presentes mais de 10 mil profissionais ligados ao setor e para 2008 são esperados 12 mil visitantes.

Novidades

Entre as empresas que vão apresentar os lançamentos estão a Metroform System , que apresentará sua solução de obra de baixo custo, alto desempenho e substituição da madeira pela fôrma plástica em sistemas construtivos. 

O sistema de fôrma plástica, desenvolvido para a construção de pilares, vigas e lajes de quaisquer medidas, vêm obtendo enorme sucesso quando utilizado na construção de conjuntos habitacionais em larga escala garantindo redução de custos e agilidade na montagem de estruturas de concreto.

Segundo Thiago Wolter, diretor da Metroform, o sistema de fôrmas plásticas é a solução ideal para a construção uma vez que a substituição da alvenaria por concreto moldado em fôrmas plásticas possibilita erguer em até três dias um conjunto de duas casas de 67 m², reduzindo os custos e os prazos da obra. “Esta técnica significa uma redução de até 50% no prazo da obra, além de ser montadas com os vãos para janelas e portas e também com as tubulações elétricas e hidráulicas embutidas”, acrescenta Wolter.

Participando pela segunda vez, a Mecan vai expor o andaime multidirecional, Mecanflex, que permite a montagem de andaimes nas mais variadas formas, adaptáveis para uso em edificações, indústrias navais, petroquímicas, siderúrgicas e manutenção e em eventos; o Tubo Equipado, que pode ser aplicado em acessos, plataformas de trabalho, passarelas, escoramentos, escadas e palcos. Apresentará também o cimbramento metálico com vigas de madeira (H20).
 
Em um estande de 70 m², a empresa espera levar até o público e clientes seus últimos lançamentos, além de conhecer as novas tecnologias exigidas pelo segmento. “A economia brasileira está em alta no setor de construção civil, despertando o interesse de empresas de vários países nesse mercado. E para acompanhar esse processo, a Mecan participa e atua junto para o crescimento dessa área no país. A nossa unidade fabril vem se modernizando muito e temos capacidade produtiva de aplicar mais tecnologia ao processo de fabricação”, destaca o Gerente comercial da Mecan, Renison Moreira.

DivulgaçãoZap o especialista em imóveisConcreto translúcido produzido com concreto e fibra óptica pela empresa LiTraCon

Merece destaque também o concreto translúcido desenvolvido na Hungria pela empresa LiTraCon. A novidade é composta de uma mistura de 5% de fibras óticas e 95% de concreto que favorecem a transparência de luz sem perder a resistência.

Desenvolvido pelo húngaro Áron Losonczi, o concreto translúcido é mais maleável e impermeável. O material é cerca de dez vezes mais resistente que o tradicional, suporta cerca de 4 mil kg por cm².

A resistência e a impermeabilidade dificultam as chances de rachaduras e infiltrações. O tempo de cura é outra vantagem, é mais rápida que concreto convencional. O preço ainda gira em torno de mil euros o metro quadrado. “O concreto translúcido ainda é uma novidade no mercado europeu. A Concrete Show South America antecipa essa inovação” diz Claudia Godoy, diretora da Sienna Interlink. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.