20/04/2010

Mais 30 mil mãos à obra

Fonte: Jornal Extra
Há uma enorme carência de mão de obra, principalmente em funções como pedreiro e carpinteiro (Foto: Divulgação)
Há uma enorme carência de mão de obra, principalmente em funções como pedreiro e carpinteiro (Foto: Divulgação)

Mais canteiros de obras à vista por todo o Rio. E, de carona, milhares de empregos. Recém-lançada pelo governo federal, a segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do “Minha casa, minha vida” promete esquentar ainda mais as contratações no setor. A estimativa do Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon-Rio) é a de que sejam gerados 30 mil empregos, até o fim do ano, no estado.

Segundo o diretor-executivo do Sinduscon-Rio, Antonio Carlos Mendes Gomes, as oportunidades são para toda a cadeia produtiva, incluindo desde as obras até a indústria de material de construção e a venda de imóveis.

“Há cinco anos, eram 150 mil trabalhadores na construção civil do Rio, com carteira assinada. Hoje, já são 250 mil. O mercado está num ótimo momento”, diz.

CARÊNCIA PROFISSIONAL – Se por um lado os postos de trabalho estão em alta, por outro, faltam profissionais para preenchê-los, segundo o diretor-executivo do Sinduscon-Rio:

“Há uma enorme carência de mão de obra, principalmente em funções como pedreiro e carpinteiro. Não tem trabalhador em casa, esperando ser chamado. Quem tem qualificação está trabalhando. Há um esforço grande em qualificar mais gente, só que a abertura de vagas é intensa.”

MAIS DE DE 2 MIL VAGAS – Para quem quer trabalhar, as oportunidades já estão por aí. Um levantamento do Extra mostra que há, atualmente, 2.004 vagas com inscrições abertas nos mais diversos cargos.

O pintor Josafá Damasceno, de 29 anos, e o eletricista Gabriel Rocha, de 18 anos, conseguiram uma vaga na construção de um prédio pelo programa “Minha casa, minha vida”, este ano.

“É o meu primeiro emprego. Comecei há um mês, mas já penso em fazer cursos para me especializar e usar como degrau para crescer na profissão, porque não faltam oportunidades”, conta Gabriel.

QUALIFICAÇÃO DE GRAÇA PARA SE EMPREGAR – Quem está em busca de qualificação profissional para concorrer às vagas da construção civil poderá se candidatar, até o próximo dia 30, a 128 vagas oferecidas pela Secretaria municipal de Trabalho do Rio.

Há cursos de pedreiro, carpinteiro, operador de máquina de serraria e básico de manutenção de eletricidade e de hidráulica. Os requisitos são idade a partir de 18 anos e ensino fundamental completo. Os participantes receberão material didático, lanche e vale-transporte.

COMO CONCORRER – As inscrições podem ser feitas, com carteiras de trabalho e de identidade, CPF, PIS, comprovante de residência, foto 3×4 e declaração de escolaridade, nos seguintes endereços: Rua Camaragibe 25, Tijuca; Estrada do Guerenguê 1.630, Jacarepaguá; Estrada do Dendê 2.080, Ilha do Governador; e Rua Barcelos Domingos 162, Campo Grande.

OPORTUNIDADES:
Sine
O Sine tem cerca de 550 vagas nas mais diversas funções. Comparecer à Rua São José 35, Centro do Rio.

Imobiliária
A Lopes inscreve pelo recrutamento.rj@consultoria.com.br para 350 vagas de corretor.

Dinâmica RH
A consultoria oferece 117 empregos em obras. Comparecer à Av. Dom Helder Câmara 7.797, 2º andar, Abolição.

Ello Consultoria
São 65 ofertas na construção. Entregar currículo na Av. Treze de Maio 33, sala 1.009, Centro.

Agir RH
A seleção é para 155 empregos operacionais. Comparecer à Rua Camerino 128, Centro.

Alcancce Mettas
São 456 vagas para pedreiros e serventes. Enviar currículo para a Av. Alfredo Baltazar da Silveira 580, Barra World (setor Itália), sala 260C, CEP 22.790-710.

Vagas.com.br
Para concorrer a 212 ofertas na construção civil, cadastrar currículo no www.vagas.com.br.

Senac Rio
A seleção de docentes tem 99 postos para engenheiros e arquitetos. Currículos para selecaodocente@rj.senac.br.

LEIA MAIS:

METALURGIA E CONSTRUÇÃO PUXAM CONTRATAÇÕES

CASA PRÓPRIAS MAIS FÁCIL PARA QUEM TEM FGTS

CONTRATE CERTO NA HORA DE REFORMAR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.